Saltar para o conteúdo

Sapor I: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ENVIADO POR RODRIGO
(Sem diferenças)

Revisão das 18h07min de 3 de fevereiro de 2005

APÓS A MORTE DE ARDACHIR, EM 241, SUBIU AO TRONO SEU FILHO CHAPUR I, TÃO IMPERIALISTA QUANTO O PAI. SEM DEMORA, COMPLETOU UM SERVIÇO JA INICIADO POR ARDACHIR: A SUJEIÇÃO DOS KUSHANA, NO OESTE DE BACTRIANA E NOROESTE DA INDIA.

COM A COROA NA CABEÇA, CHAPUR EXPANDIU O TITULO REAL PARA SHAHANSHA I ERAN U ANERAN, " REI DOS REIS DO IRÃ E DO NÃO-IRÃ ", E PARA MOSTRAR QUE ESTAVA COM A RAZÃO RETOMOU IMEDIATAMENTE ALUTA COM ROMA. FOI DERROTADO PELAS TROPAS DO IMPERADOR GORDIANO, UM DOS VÁRIOS SOBERANOS E CANDIDATOS A SOBERANO QUE DISPUTARAM O PODER NO LONGO PERÍODO TUMULTUADO QUE SE SEGUIU A MORTE DE ALEXANDRE SEVERO.

MAS APÓS A MORTE DE GORDIANO, CHAPUR FORÇOU O IMPERADOR ROMANO SEGUINTE, UM TRANSJORDANIANO CONHECIDO COMO FELIPE, O ÁRABE, A ENTREGAR A ARMENIA Á PÉRSIA. A ARMÊNIA CONTROLAVA AS PASSAGENS MERIDIONAIS DO CÁUCASO, ATRAVÉS DAS QUAIS OS BÁRBAROS DA RÚSSIA PODERIA INVADIR O SUDOESTE DA ÁSIA,E, PORTANTO, ERA CRUCIAL PARA A DEFESA DE AMBOS OS IMPÉRIOS.

EM SEU MOVIMENTO SEGUINTE, POR VOLTA DE 256, CHAPUR ATRAVESSOU A SÍRIA E CHEGOU AS PORTAS DA GRANDE CIDADE COMERCIAL DE ANTIOQUIA, ONDE OUTRO IMPERADOR ROMANO, VALERIANO, ESTABELECERA SEU QUARTEL-GENERAL.

APESAR DE SOFRER MUITAS PERDAS, VALERIANO CONSEGUI DETER O AVANÇO PERSA, MAS QUATRO ANOS DEPOIS CHAPUR ESTAVA DE VOLTA. DESSA VEZ, NÃO SÓ ESMAGOU O EXÉRCITO DE VALERIANO COMO APRISIONOU TRAIÇOERAMENTE O IMPERADOR ROMANO, DURANTE UMA CONFERÊNCIA ORGANIZADA PARA DISCUTIR O ARMISTICO.

CHAPUR EMITIU UM ÉDITO REAL PARA QUE OS MAGOS DO ZOROATRISMO NA PÉRSIA PERSEGUISSEM CRISTÃOS, NOS PRIMEIROS DIAS DE SEU REINADO, CHAPUR CONCORDOU COM AS IDÉIAS OPRESSORAS DE KARTIR ( MAGO CHEFE DE CHAPUR ), MAS O PODER CRESCENTE DOS MAGOS LOGO APARECEU COMO UMA AMEAÇA MUITO MAIOR DO QUE PODERIAM CONSTITUIR AS MINORIAS RELIGIOSAS. CHAPUR ENTAO MUDOU SUA POLÍTICA E PROIBIU OS MAGOS DE PROSSEGUIREM COM AS PERSEGUIÇÕES.