Saltar para o conteúdo

Átila: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h21min de 3 de fevereiro de 2005

Os mais temíveis de todos os oponentes bárbaros de roma eram os hunos da Ásia Central. Atarracados, com as pernas tortas por viverem a cavalo e os rostos marcados por cicatrizes rituais, os hunos eram arqueiros montados.

Seus arcos eram potentes atiravam flechas com força o suficiente para perfurar uma armadura romana a 100 metros de distancia. Em batalha usavam uma corda pra laçar o inimigo, e normalmente decapita-lo em combate.

Rei dos Hunos. As tribos hunas estabelecem-se entre os mares Báltico e Negro, com diferentes chefes. Átila e o seu irmão Bleda conseguem unificar o poder e fundar um reino. No ano de 441, e por causa de uma grande seca, os Hunos iniciam uma lenta migração para o Oeste. Um ano mais tarde, Átila ordena a morte do seu irmão e torna-se chefe supremo dos Hunos. Depois de infligir graves derrotas e submeter a tributo os imperadores de Toma e de Constantinopla, atravessa a Germânia e devasta a Gália. Mas tem que retroceder, vencido pelos exércitos aliados de Aécio (general romano), Teodoro (rei visigodo) e Meroveu (rei dos Francos), que o derrotam na Batalha dos Campos Cataláunicos (451). Dirige-se então para Itália. Arrasa Aquileia, Milão e Pavia e detém-se às portas de Roma para reorganizar os restos das suas tropas. Após se encontrar com o papa Leão, o Grande, Átila desiste de atacar a capital do Império. Retira-se para Panónia, nas margens do Danúbio, onde morre. Com o seu desaparecimento, o reino dos Hunos desintegra-se definitivamente.

Atila não estava disposto a perder, porém como tal bateu de frente com um brilhantes general romano Aecius ( Aixus ). Porém a caminho de Roma atila encontrou o Papa Leão I, e dai Atila recuou e perdeu a maior oportunidade de sua vida de tomar Roma... Mas uma pergunta permanece, o que o santo teria dito a Atila que o fez recuar?