Saltar para o conteúdo

Sciuridae: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Esquilo ou Serelepe
(Sem diferenças)

Revisão das 04h35min de 15 de janeiro de 2004

Admirado pelo seu aspecto peculiar, o esquilo ou serelepe também é conhecido por caxinguelê, caxinxe, catiaipé, quatimirim, quatipuru, acutipuru.

O serelepe, assim como castor, a paca, o camundongo, e o rato, pertence a ordem dos roedores. Estão espalhadas por quase todo o mundo, nas zonas de climas temperado ou tropical, também em algumas zonas de clima frio.

Como todo roedor, possuí presas fortissímas, que com isso roem sementes com facilidade.

O serelepe é um animal arborícola, vive nas copadas das árvores. Das copadas, eles saltam de um galho para outro, chegando a atingir até 5 metros de altitude, sem temer a queda.

As sementes são as principais fonte de alimentação, mas também consomem insetos e frutas. Quando os alimentos ficam escassos, invadem ninhos de outros animais e devoram as crias.

Apesar de seu abrigo natural, constroem ninhos para abrigarem seus filhotes da chuva e do vento. Algumas vezes utilizam ninhos feitos por outros animais, mas nunca para criar seus filhotes. Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que variam de 3 a 7. Quando adulto, seu corpo chega a medir 25cm e o rabo de 25 cm ou mais.