Saltar para o conteúdo

Clube da Sertã: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 22h21min de 26 de janeiro de 2005

O Clube da Sertã é uma associação cultural e recreativa. O clube tem por fim proporcionar aos seus sócios instrução, recreio e desporto por meio de leitura, reuniões de família, saraus literários e musicais, jogos lícitos, competições de desporto e por quaisquer outros meios que caibam na actividade cultural, recreativa e desportiva da sociedade.

No ano de 1888, foi criada na Sertã uma associação sob a denominação de Grémio Certaginense, quando a vila sentiu necessidade de possuir o seu próprio teatro. O primeiro Presidente da Comissão Instaladora desta obra foi o Guilherme Nunes Marinha. Os primeiros estatutos do clube elaborados em 26 de Junho de 1903, por uma comissão constituída por Eduardo Barata Corrêa e Silva, Luís da Silva Dias, António Figueiredo Torres Carneiro, Francisco Pires de Moura e Zepherino Lucas de Moura.

A construção do edifício-sede passou por algumas dificuldades até que em 2 de Junho de 1912 foi legalizada a compra de um velho edifício que deu lugar ao actual. A inauguração foi realizada em 25 de Julho de 1913 com grande pompa e circunstância.