Lapa (Rio de Janeiro): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Lapa - Rio de Janeiro
(Sem diferenças)

Revisão das 17h56min de 11 de fevereiro de 2005

O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, conhecido como berço da boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos - conhecidos como Arcos da Carioca, construídos para funcionarem como aquedutos nos tempos do Brasil colonial e que agora servem como via para os bondinhos que circulam até o bairro de Santa Teresa.

Ponto de referência para os amantes da vida noturna, uma das características marcantes do bairro é a harmonia com que convivem as mais diversas tribos musicais. Desde os nos 50, quando era chamado de "Montmartre Carioca", a Lapa é palco de encontro intelectuais, artistas, políticos e, principalmente, do povo carioca, que ali se reúne para celebrar o samba, o forró, a MPB, o chorinho e mais recentemente, a música eletrônica e o rock.

Por suas principais ruas, Mem de Sá, Riachuelo e Lavradio, espalham-se atrações como a Sala Cecília Meirelles, que é considerada a melhor casa para concertos de música de câmara existente no Rio.

O Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa são referências para o turista que quer ver uma boa amostra da arquitetura do Rio antigo.

Como destaques da noite, existem os famosos Asa Branca, reduto principal do forró, os bares Semente e Ernesto, palcos do autêntico chorinho e também o Rio Scenarium e o Carioca da Gema, onde reinam absolutas as rodas de samba.

Para o público que prefere a música eletrônica e os shows de rock, há a Fundição Progresso e o recém re-inaugurado Circo Voador. Os amantes do Blues não ficam de lado e podem contar com o Twenty Pounds Blues Bar, que fica na esquina da Mem de Sá com a Rua do Lavradio.