Saltar para o conteúdo

Comunhão Anglicana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Comunhão Anglicana
(Sem diferenças)

Revisão das 20h50min de 11 de fevereiro de 2005

A Comunhão Anglicana

Há aproximadamente 70 milhões de membros na Comunhão Anglicana, espalhados nas 43 províncias autônomas e 450 Dioceses em 165 diferentes países. A Comunhão Anglicana se desenvolveu em duas etapas. A primeira começou no século XVII, na Inglaterra, onde o anglicanismo nasceu, chegando com os colonizadores à Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos. A segunda etapa começou no século XVIII, quando as igrejas anglicanas foram estabelecidas em todo o mundo como resultado do trabalho missionário da Igreja da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, que foram organizadas para essa tarefa pelas igrejas que haviam surgido nos dois séculos anteriores.

As igrejas anglicanas defendem e proclamam a fé católica e apostólica nas Escrituras e interpretadas à luz da tradição, do estudo e da razão. Em obediência aos ensinos de Jesus, as igrejas são comissionadas para proclamar as boas novas do Evangelho para toda a Criação. A Fé, a Ordem e a Prática estão expressos no Livro de Oração Comum, nos Ordinais dos séculos XVI e XVII e mais resumidamente no Quadrilátero de Lambeth de 1888. Este documento definiu como elementos essenciais de Fé e Ordem para a busca da unidade cristã:

1 - As Santas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos como a Palavra revelada a Deus;

2 - O Credo Niceno como a declaração suficiente da fé cristã.

3 - Os sacramentos do Batismo e da Eucaristia celebrados com as palavras e os elementos usados por Jesus Cristo na última ceia;

4 - O Episcopado Histórico, como símbolo da unidade Cristã.

O ponto central da adoração, para os anglicanos é a celebração da Santa eucaristia, que é chamada também de Santa Comunhão, Santa Ceia, Ceia do senhor ou Santa Missa. No oferecimento da oração e do louvor, são relembrados a vida, a morte e a ressurreição de Cristo por meio da proclamação da Palavra e da celebração do sacramento. A adoração está no centro do anglicanismo. Os estilos variam do simples para o elaborado , do evangélico para o católico e do carismático para o tradicional. O Livro de Oração Comum, que já recebeu várias revisões em toda a Comunhão Anglicana, expressa a compreensividade que caracteriza as igrejas anglicanas, cujos princípios refletem desde os tempos de Isabel I a via média em relação a outras tradições cristãs. O batismo ministrado com água e em nome da Santíssima Trindade une a pessoa batizada com Cristo e com sua igreja. Os outros incluem a Confirmação, as Sagradas Ordens, a Penitência, o Casamento e a Unção dos enfermos.

O Arcebispo de Cantuária

As igrejas anglicanas estão interligadas por laços de afeição e lealdade comum e permanecem em plena comunhão com a Sé de Cantuária. Por isso, o arcebispo de Cantuária é o símbolo da unidade Anglicana. Ele convoca a Conferência de Lambeth, que se realiza a cada dez anos, e preside a reunião dos bispos primazes e o Conselho Consultivo Anglicano. O centésimo terceiro arcebispo de Cantuária em sucessão apostólica que vem desde Santo Agostinho (597) é Geroge L. Carey, entronizado em abril de 1991.

A Comunhão Anglicana é coordenada e assessorada pela Conferência de Lambeth, pela Reunião dos Primazes e pelo Conselho Consultivo Anglicano


Rosa dos Ventos

A Rosa dos Ventos, emblema da Comunhão Anglicana, foi originalmente desenhada pelo falecido Cônego Edward West, de Nova Iorque. O desenho atual foi elaborado por Giles Bloomfield. O símbolo, que foi instalado na nave da Catedral de Cantuária foi dedicado pelo arcebispo durante a eucaristia de encerramento da Conferência de Lambeth de 1988. O mesmo símbolo também foi dedicado pelo arcebispo na Catedral de Nova Iorque em 1992, demonstrando que seu uso está se tornando cada vez mais universal. No centro está a cruz de São Jorge, que lembra a origem dos anglicanos. A inscrição em grego A Verdade Vos Libertará (João 8:32) circunda a cruz e a bússola relembra a expansão do cristianismo anglicano pelo mundo. A mitra que está em cima enfatiza o papel do episcopado e a ordem apostólica, que são partes essenciais das igrejas da Comunhão Anglicana.

A Rosa dos Ventos é um símbolo amplamente usado pela família das igrejas anglicanas e episcopais. É também o logotipo do Secretariado Inter-Anglicano e usado como marca de identificação da Comunhão Anglicana.


Igrejas pertencentes a Comunhão Anglicana em todo o mundo.

The Anglican Church in Aotearoa, New Zealand & Polynesia The Anglican Church of Australia The Church of Bangladesh Igreja Episcopal Anglicana do Brasil The Episcopal Church of Burundi The Anglican Church of Canada The Church of the Province of Central Africa Iglesia Anglicana de la Region Central de America Province de L'Eglise Anglicane Du Congo The Church of England Hong Kong Sheng Kung Hui The Church of the Province of the Indian Ocean The Church of Ireland The Nippon Sei Ko Kai (The Anglican Communion in Japan) The Episcopal Church in Jerusalem & The Middle East The Anglican Church of Kenya The Anglican Church of Korea The Church of the Province of Melanesia La Iglesia Anglicana de Mexico The Church of the Province of Myanmar (Burma) The Church of Nigeria (Anglican Communion) The Church of North India (United) The Church of Pakistan (United) The Anglican Church of Papua New Guinea The Episcopal Church in the Philippines L'Eglise Episcopal au Rwanda The Scottish Episcopal Church Church of the Province of South East Asia The Church of South India (United) The Church of the Province of Southern Africa Iglesia Anglicana del Cono Sur de America The Episcopal Church of the Sudan The Anglican Church of Tanzania The Church of the Province of Uganda The Episcopal Church in the USA The Church in Wales The Church of the Province of West Africa The Church in the Province of the West Indies The Church of Ceylon (E-P to the Archbishop of Canterbury) Iglesia Episcopal de Cuba Bermuda (Extra-Provincial to Canterbury) The Lusitanian Church (E-P to the Archbishop of Canterbury) The Reformed Episcopal Church of Spain (E-P to the Archbishop of Canterbury) Falkland Islands (Extra-Provincial to Canterbury)