Saltar para o conteúdo

Associação dos Escoteiros de Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 18h10min de 15 de fevereiro de 2005

O que é a AEP Uma organização juvenil e civil de carácter educativo, de livre adesão, plural, alheia a partidarismos políticos e estruturas religiosas, sem fins lucrativos e de âmbito nacional.


......................................................................................................................


A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), é a primeira instituição escotista portuguesa, tendo comemorado em 2003 os seus 90 anos de existência.

Representa, em Portugal, o escotismo interconfessional e plural.

Desde 1979 é uma instituição coeducativa destinada a rapazes e raparigas dos 6 aos 21 anos.

É uma organização juvenil e civil de carácter educativo, de livre adesão, alheia a partidarismos políticos, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, tendo por finalidade contribuir para a educação integral dos jovens, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades como indivíduos e a desempenhar um papel construtivo na sociedade.

A AEP promove a prática do Escotismo e desenvolve acções de:

Promoção e realização de actividades ao ar livre e em contacto com a natureza; Protecção e educação ambiental; Intervenção social; Cooperação para o desenvolvimento; Promoção do voluntariado social; Educação para a saúde; Promoção e educação para a paz; Promoção da cultura; Promoção do desporto; Formação dos seus recursos adultos voluntários. Na AEP, por forma a que cada membro possa desenvolver e participar em actividades e projectos aliciantes para a sua idade, os jovens agrupam-se por divisões etárias. Os desafios do programa escotista e a participação na tomada de decisões são progressivos e aumentam em cada divisão etária.

A AEP tem actualmente as seguintes divisões etárias:

Alcateia: dos 6 aos 10 anos

Tribo Júnior: dos 11 aos 14 anos

Tribo Sénior: dos 14 aos 16 anos

Clã: dos 17 aos 21 anos

Qualquer jovem, rapaz ou rapariga, pode ingressar no Movimento Escotista directamente na Divisão correspondente à sua idade sem ter participado nas Divisões anteriores.

Os adultos que pretendem embarcar na aventura do Escotismo também podem entrar directamente para o movimento num Grupo já existente ou promovendo a abertura de um novo Grupo de Escoteiros.