Saltar para o conteúdo

Voleibol de praia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thiago (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 22h17min de 8 de setembro de 2003

O vôlei de praia tem uma tradição que remonta aos anos 30, quando foram disputados os primeiros torneios amadores do Brasil em Copacabana e Ipanema. Durante décadas, o vôlei de praia foi visto apenas como uma distração de final de semana, praticado por milhares de pessoas em toda a orla marítima, principalmente no Rio de Janeiro.

Em 1986, grandes nomes internacionais da praia foram reunidos pela primeira vez, para o Hollywood Volley, em Copacabana, no Rio e em Santos, São Paulo. A partir desta competição, o vôlei de praia começou a conquistar espaços na mídia e no coração dos torcedores.

Depois do sucesso do Hollywood Volley, o esporte foi oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e realizado o primeiro campeonato mundial, na praia de Ipanema, em 1987. Mais uma vez foi um sucesso retundante e, em 1989, a FIVB instituiu o Circuito Mundial Masculino - World Champion Series. Nos primeiros quatro anos, o domínio foi dos americanos mas, aos poucos, os brasileiros foram dominando e hoje são absolutos no circuito.

Em 1992, foram realizadas as primeiras competições femininas e em 1994, o primeiro circuito mundial para as mulheres. O Brasil passou a sediar uma das etapas do circuito feminino e uma do masculino, sempre no Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, duas etapas de cada uma das categorias são disputadas no país - o feminino tem uma em Salvador e o masculino em Fortaleza.

Nas olimpíadas de de 1992, em Barcelona, o vôlei de praia apraeceu como esporte de exibição. Em 1993, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o espanhol Juan Antonio Samaranch, assistiu à etapa carioca do circuito mundial e deu o seu aval para a entrada do vôlei de praia no rol de esportes olímpicos.

A Olimpíada de Atlanta marcou a estréia do esporte na competição (com a disputa de medalhas valendo para o quadro geral do evento) e o Brasil teve o domínio absoluto no feminino, conquistando as medalhas de ouro, com Jacqueline e Sandra e de prata, com Monica e Adriana. No masculino, nossas duplas não foram bem. Zé Marco e Emanuel dividiram o nono lugar com os cearenses Franco e Roberto Lopes.

Nas Olimpíadas de Sydney em 2000, o esporte obteve um excelente resultado, obtendo 1/3 de todas as medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos.

Em 2003, o Brasil sediará o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, a ser disputado na cidade do Rio de Janeiro no mês de outubro (2003).

CRONOGRAMA DA HISTÓRIA DO VÔLEI DE PRAIA

1950 - Os primeiros torneios de vôlei de praia com patrocínio e cobertura jornalística foram realizados na década de 50, nas areias de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro.

1986 - No Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro torneio exibição internacional. De um lado, Renan, Badalhoca, Montanaro, William, Jacqueline, Isabel, Vera Mossa e Regina Uchôa. Do outro, os astros norte-americanos Pat Powers e Sinjin Smith. Cinco mil torcedores acompanharam a competição.

1987 - A dupla Sinjin Smith/Randy Stoklos, dos Estados Unidos, conquista o título do primeiro Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Ipanema. Renan e Montanaro são os brasileiros mais bem colocados. Eles terminam na terceira colocação.

1988 - Os Estados Unidos mantêm o domínio no II Campeonato Mundial, no Rio. O título, desta vez, porém, fica com Karch Kiraly e Pat Powers. O Brasil coloca duas duplas no pódio: Bernard e Luis Américo são vice-campeões, e Renan e Montanaro, terceiros colocados. Smith e Stoklos terminam na quarta posição.

1989 - Smith e Stoklos voltam a vencer o Campeonato Mundial no Rio. Edinho e Tinoco ficam em segundo lugar, e Hovland/Dodd, dos Estados Unidos, em terceiro.

1990 - A Federação Internacional de Volley-Ball oficializa o Circuito Mundial Masculino de Vôlei de Praia - World Series. As primeiras etapas são realizadas no Brasil, na Itália e no Japão. Smith e Stoklos são os campeões.

1990 - Na cidade de Séte, na França, o Brasil venceu pela primeira vez um campeonato internacional de vôlei de praia com a dupla Guilherme/André.

1991 - França, Itália, Japão e Brasil são as sedes do Circuito Mundial. Smith e Stoklos são os campeões mais uma vez no Rio e levam o título também da temporada.

1991 - Com o patrocínio do Banco do Brasil, é criado o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, inicialmente, apenas para duplas masculinas e com apenas cinco etapas: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador. Paulão e Paulo Emílio são os campeões.

1992 - Campeões pela quinta vez, no Rio, Smith e Stoklos ganham o título de "Reis do Rio". Mais uma vez, a dupla dos Estados Unidos leva o título da temporada do Circuito Mundial.

1992 - O Circuito Banco do Brasil ganha 16 etapas, sendo cinco femininas. Moreira/Garrido (PE) e Isabel/Jacqueline (RJ) são as duplas campeãs.

1992 - Duas duplas brasileiras enfrentaram-se pela primeira vez em uma final no Circuito Mundial. Foi em Lignano, na Itália, onde Paulão e Paulo Emílio venceram Moreira e Garrido.

1993 - O presidente do Comitê Olímpico Internacional, o espanhol Juan Antonio Samaranch, acompanha à etapa brasileira do Circuito Mundial, no Rio. O campeonato, que teve um público estimado em 140 mil pessoas durante a semana, foi decisivo para a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Atlanta. A confirmação do vôlei de praia como esporte olímpico foi dada no dia 21 de setembro.

1993 - Pela primeira vez os Estados Unidos perdem a hegemonia na etapa brasileira do Circuito Mundial. Franco e Roberto Lopes derrotam os norte-americanos Briceño e Williams na decisão no Rio.

1993 - Na primeira edição do Circuito Mundial feminino, o título vai para os Estados Unidos. Karolyn Kirby e Liz Masakayan são as campeãs.

1993 - Franco/Roberto Lopes (CE) e Adriana Samuel/Mônica Rodrigues (RJ) foram as duplas vencedoras do Circuito Banco do Brasil.

1994 - O vôlei de praia é incluído no programa do Goodwill Games - Jogos da Amizade. A competição é realizada em St. Petersburg, na Rússia. Kvalheim/Maaseide, da Noruega, e Kirby/Masakayan, dos Estados Unidos, conquistam a medalha de ouro. Adriana Samuel e Mônica Rodrigues ganham a medalha de prata, e, no masculino, Emanuel/Aloísio termina na quinta colocação.

1994 - Em Miami, aconteceu a primeira vitória de uma dupla feminina do Brasil no Circuito Mundial. Isabel e Roseli derrotaram Fontana/Forsyline, dos Estados Unidos.

1994 - Em Santos, o primeiro título do Brasil, jogando em casa, veio com Adriana Samuel e Mônica Rodrigues em uma final contra Liz Masakayan e Karolyn Kirby.

1994 - Kvalheim/Maaseide, da Noruega, e Adriana Samuel/Mônica Rodrigues, do Brasil, são os campeões da temporada do Circuito Mundial.

1994 - As duplas campeãs do Circuito Banco do Brasil são Zé Marco/Emanuel (PB/PR) e Karina/Renata (RJ).

1995 - O Brasil é campeão do Circuito Mundial com Franco/Roberto Lopes e Jacqueline/Sandra Pires.

1995 - Zé Marco e Emanuel conquistam o bicampeonato do Circuito Banco do Brasil. No feminino, o título é de Jacqueline e Sandra Pires.

1996 - O vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Atlanta foi disputado entre os dias 23 e 28 de julho. Cerca de 107 mil pessoas acompanharam as partidas. O Brasil brilhou. A bandeira brasileira dominou o pódio. Ouro para Jacqueline/Sandra Pires e prata para Adriana Samuel/Mônica Rodrigues. As australianas Cook e Pottharst levaram a medalha de bronze. No masculino, os Estados Unidos fizeram a final. Karch Kiraly e Kent Steffes conquistaram o título e Mike Dodd e Mike Whitmarsh foram os vice-campeões. Os canadenses Child e Heese terminaram em terceiro lugar no duelo com os norte-americanos Sinjin Smith e Carl Henkel. Os brasileiros Franco/Roberto Lopes e Emanuel/Zé Marco tiveram que se contentar com a nona colocação.

1996 - Em novembro, o Comitê Olímpico Internacional confirma o vôlei de praia como esporte olímpico em Sydney 2000.

1996 - O Brasil domina mais uma vez o Circuito Mundial. Zé Marco/Emanuel e Jacqueline/Sandra Pires são os campeões. Além disso, Emanuel garante a condição de recordista de vitórias na competição.

1996 - O COB realiza, em Copacabana, o primeiro torneio Rei da Praia, seguindo os moldes do campeonato já tradicional nos Estados Unidos. O baiano Paulão é o vencedor.

1996 - Paulão e Paulo Emílio (BA) são os vencedores do Circuito Banco do Brasil, e, Shelda e Adriana Behar (CE/RJ) conquistam o título pela primeira vez.

1996 - Jacqueline é considerada a atleta do ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

1997 - Um estrangeiro conquista pela primeira vez o título de Rei da Praia nos Estados Unidos: Loiola.

1997 - Após cinco anos, a Federação Internacional de Volley-Ball volta a organizar o Campeonato Mundial. O palco é Los Angeles, nos Estados Unidos, e o domínio é totalmente brasileiro, com duas medalhas de ouro - Guilherme/Pará e Jacqueline/Sandra - e duas de bronze - Paulão/Paulo Emílio e Shelda/Adriana Behar. As duplas norte-americanas Whitmarsh/Cemanan e McPeak/Arce garantem a prata.

1997 - O Brasil mantem o domínio também no Circuito Mundial. Zé Marco e Emanuel garantem o bicampeonato e Shelda e Adriana Behar iniciam a arrancada para uma sucessão de títulos.

1997 - Shelda e Adriana Behar são bicampeãs do Circuito Banco do Brasil. No masculino, o título fica com os pernambucanos Lula e Adriano.

1998 - Pela primeira vez, o Brasil faz uma final no torneio norte-americano da AVP. Vitória de Loiola/Emanuel sobre Franco/Roberto Lopes.

1998 - Uma arena montada no Central Park, em Nova Iorque, foi a sede da segunda participação do vôlei de praia no Goodwill Games. A competição aconteceu de 22 de julho a 2 de agosto, e, mais uma vez, o Brasil ocupou o lugar mais alto do pódio. Ouro para Guilherme/Pará e Shelda/Adriana Behar. Kiraly/Johnson, dos Estados Unidos. e Manser/Pottharst, da Austrália, ganharam a medalha de prata, e Conde/Martinez, da Argentina, e McPeak/Arce, dos Estados Unidos, asseguraram o bronze.

1998 - Shelda e Adriana Behar são bicampeãs do Circuito Mundial e Guilherme e Pará levam o título no masculino.

1998 - Adriana Samuel e Sandra Pires impedem o tricampeonato de Shelda/Adriana Behar e conquistam o título do Circuito Banco do Brasil. No masculino, Tande e Giovane são os campeões.

1999 - No final do mês de julho, em Winnipeg, no Canadá, o vôlei de praia foi incluído pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos. Cinco mil torcedores assistiram a vitória, na final, dos canadenses Holden e Leinemann sobre os brasileiros Lula e Adriano. Franco e Roberto Lopes conquistaram a medalha de bronze. No feminino, o ouro ficou com Shelda e Adriana Behar.

1999 - Em Marseille, na França, o vôlei de praia brasileiro brilhou no Campeonato Mundial. Loiola/Emanuel e Shelda/Adriana Behar conquistaram o título. Na final, Loiola e Emanuel venceram os irmãos suíços Martin e Paul Laciga, e Guilherme e Pará ficaram com a medalha de bronze. Na outra decisão, Shelda e Adriana Behar derrotaram as norte-americanas Davis e Jordan.

1999 - Loiola/Emanuel e Shelda/Adriana Behar são as duplas campeãs do Circuito Mundial.

1999 - Franco/Roberto Lopes, do Ceará, e Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) são as duplas vencedoras do Circuito Banco do Brasil.

2000 - Sandra Pires é a primeira mulher porta-bandeira da delegação brasileira na solenidade de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney.

2000 - Bondi Beach, em Sydney, na Austrália, abrigou o vôlei de praia nos Jogos Olímpicos entre os dias 16 e 26 de setembro. O Brasil chegou como favorito, e saiu da competição com três medalhas: duas de prata com Zé Marco/Ricardo e Shelda/Adriana Behar e uma de bronze com Adriana Samuel/Sandra Pires. Os norte-americanos Blanton e Fonoimoana e as australianas Pottharst e Cook surpreenderam e ficaram com o ouro. Ahmann/Hager, da Alemanha, ficaram em terceiro lugar. Loiola e Emanuel terminaram na nona colocação.

2000 - Shelda e Adriana Behar conquistam, pelo quarto ano consecutivo, o título da temporada do Circuito Mundial. No masculino, Ricardo e Zé Marco foram os campeões.

2000 - A dupla formada pelo cearense Márcio e pelo sul-matogrossense Benjamin surpreende e leva o título do Circuito Banco do Brasil. No feminino, Shelda e Adriana Behar são as campeãs pela quarta vez.

2001 - Klagenfurt, na Áustria, foi a sede do Campeonato Mundial. A final reuniu duas duplas brasileiras, e Shelda e Adriana Behar asseguraram o bicampeonato na vitória sobre Sandra Pires/ Tatiana. No masculino, os argentinos Conde e Baracetti surpreenderam Loiola e Ricardo e ficaram com o ouro.

2001 - Em Brisbane, na Austrália, o Brasil dominou na terceira participação do vôlei de praia no Goodwill Games. Foram três medalhas, sendo duas de ouro, com Sandra Pires/Tatiana e Loiola/Ricardo, e uma de prata, com Adriana Behar/Shelda.

2001 - No dia 26 de agosto, na França, o Brasil conquista o título do I Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia com suas duas duplas: Maria Clara/Shaylyn e Pedro/Anselmo.

2001 - Tande e Emanuel asseguraram o título da temporada do Circuito Mundial, e Shelda e Adriana Behar o pentacampeonato.

2001 - Tande/Emanuel, pela primeira vez, e Shelda/Adriana Behar, pela quinta, asseguram o título do Circuito Banco do Brasil.

2001 - Jacqueline, Sandra Pires, Loiola e Emanuel, juntamente com Smith/Stoklos, dos Estados Unidos, e Pottharst/Cook, da Austrália, foram eleitos, pela Federação Internacional de Volley-Ball, atletas da década de 90.

2002 - Ricardo e Ana Paula iniciam a temporada conquistando o título, repectivamente, de Rei e Rainha da Praia. Ainda nas areias de Ipanema, Ricardo leva a melhor enfrentando Kevin Wong - King of the Beach nos Estados Unidos em 2001 - e Stein Metzger, no Desafio dos Reis, jogando ao lado do parceiro Loiola.

2002 - No Campeonato Europeu masculino sub-19, em Binic, na França, a dupla formada por Pedro Solberg, 16 anos, filho da ex-musa da seleção brasileira Isabel, e Gabriel Aguilera, garantiu o bicampeonato para o Brasil. Pedro e Gabriel ganharam dos franceses Fode e Yannick por 2 a 1. No Europeu feminino sub-17, Juliana Bernet e Luíza Scheide também fizeram bonito e colocaram o Brasil no lugar mais alto do pódio derrotando, na final, Sanne Keizer e Arjanne Stevens, da Holanda, também por 2 sets a 1.

2002 - Pedro Solberg, mais uma vez, brilhou nas areias. Pedro e seu parceiro Yan asseguraram o título do I Campeonato Mundial sub-18, na Itália, vencendo, na decisão, Gortisanouk e Papdimitriou, da Grécia, por 2 sets a 0. Oscar/Everaldo terminou na nona posição. No feminino, Carol, irmã de Pedro, e Isabel Grael terminaram na quarta colocação. Nas semifinais, as meninas do Brasil perderam para as holandesas Sanne e Arjanne, que acabaram ficando com o título da competição. Lílian e Raquel ficaram em quinto lugar.

2002 - No Mundial sub-21, em Catânia, na Itália, o Brasil lutou pelo bicampeonato. No feminino, Maria Clara, campeã em 2001, e Talita entraram em quadra como favoritas, mas foi a dupla Taiana/Juliana que assegurou o ouro. Maria Clara e Talita ficaram com a medalha de bronze. No masculino, Pedro Cunha, que também buscava o segundo título consecutivo, e Adriano Fonseca foram surpreendidos na decisão pelos espanhóis Raul Mesa e Pablo Herrera por 2 a 0, e ficaram com a prata. Rodrigo e Leandro ficaram em nono lugar

2002 - Após uma hegemonia de nove e oito anos, respectivamente, no feminino e no masculino, o Brasil perdeu a primeira colocação no ranking mundial. Walsh/May, dos Estados Unidos, e Baracetti/Conde, da Argentina, foram os responsáveis pela quebra da supremacia brasileira. Shelda/Adriana Behar e Márcio/Benjamin foram os segundos colocados.

2002 - No Circuito Banco do Brasil, Shelda e Adriana Behar asseguraram o hexacampeonato. No masculino, o baiano Ricardo garantiu o seu primeiro título ao lado de Emanuel, único tetracampeão brasileiro.

CRÉDITOS> www.cbv.com.br