Saltar para o conteúdo

Formato de filme: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 15h58min de 23 de fevereiro de 2005

São variados os formatos de filme existentes no mercado. Cada formato tem a sua aplicação específica para o tipo de câmera em que ele será usado. A diversidade de formatos existentes prende-se com o facto de que alterando o tamanho da película altera-se também a qualidade da imagem final (quanto maior o suporte original, negativo ou positivo, maior definição terá a fotografia) permitindo assim maior plasticidade a artistas, maior versatilidade a amadores (câmeras com pequenas dimensões) e maior exactidão para aplicações técnicas. 16mm – Formato usado quase em exclusivo para as câmeras Minox (tradicionais câmeras de espião) a película vem contida num chassi blindado com uma abertura ao centro por onde a luz sensibiliza a película.

35mm - O formato mais usado por profissionais e amadores em que o filme vem enrolado dentro de um chassi metálico ou plástico que o protege da luz. Este filme tem perfurações laterais as quais se destinam, em alguma câmeras, a facilitar o avançar e rabobinar da película. O filme tem o nome de 35mm pois esta é a medida de largura da película. Originalmente destinava-se a cinema tendo sido adaptada nos anos 20 do Sec. XX para a fotografia. Normalmente produzem-se neste formato fotogramas de 24x36mm podendo em algumas câmeras produzir formatos de 24x72mm dando origem a fotografias panorâmicas.

120 e 220 - Formato em que a película é enrolada num único pino de plástico juntamente com um papel de protecção a todo o seu cumprimento. Destina-se a fazer fotogramas de 60x45mm, 60x60mm, 60x70mm e 60x90mm normalmente podendo variar consoante o modelo de câmera usado. O filme de 120 permite fazer 12 fotogramas de 60x60mm, o formato de 220 apenas muda a extensão do filme permitindo ao fotógrafo fazer 24 exposições de 60x60mm.

Película em Folha – destinam-se a ser usadas em câmeras de grande formato existindo em diversos tamanhos (4’’x5’’, 8’’x10’’, 11’’x24’’). Tem a sua aplicação em trabalhos onde é necessária a máxima qualidade ou em que não é possível proceder-se a ampliação do negativo por esta propiciar a diminuição da qualidade final da fotografia.

Ao longo da historia da fotografia existiram diversos formatos desenvolvidos por alguns fabricantes, os quais foram abandonados por estes não se terem tornado norma padrão, são exemplo disso o formato de 124 e o de 127 perfurado, os quais eram semelhantes aos formatos 120 e 220 variando apenas a sua altura (o 124 com 43mm de altura e o 127 com 73mm de altura e com perfuração apenas num dos lados da película).

Actualmente, no meio fotográfico, designa-se por Pequeno Formato todos os tamanhos de películas inferiores ao de 120, como Médio Formato os tamanhos de 120 e 127 e como Grande Formato todos os tamanhos iguais ou superiores a 4’’x5’’.