Software gratuito: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 13h48min de 25 de fevereiro de 2005

Software Gratúito

Definição

Um software gratúito, é aquele que pode ser usado e copiado por inúmeras pessoas, sem que seja necessário o pagamento de licenças para qualquer empresa. Isto não significa que seja open source. Um exemplo de software gratúito e muito importante no mundo atual é o Linux. Este sistema operacional trabalha nas regras GNU/Linux, que dão o direito de usar, distribuir e, mais importante, modificar o programa livremente.

Freeware

Um software freeware, como mencionado anteriormente, é aquele que pode ser usado e distribuído sem que se pague licenças por sua utilização. Isto não emplica, no entanto, que ele possa ser modificado ou que se possa utilizas qualquer parte do programa em um programa próprio.

Open Source

Um software open source, é aquele onde o(s) desenvolvedor(es) além de disponibilizar o software, ainda dão acesso aos códigos-fonte que geram o mesmo. Permitindo assim que o usuário modifique, para atender às suas necessidades, o programa. No entanto, ser open source não implica (obrigatóriamente) que o software seja gratúito.