Saltar para o conteúdo

Jane Moares: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Jane Moraes
(Sem diferenças)

Revisão das 03h57min de 7 de março de 2005

 Jane Moraes

Jane Moraes na cidade de Sorocaba no interior da cidade São Paulo No Brazil.
Iniciou sua carreira como profissional na orquestra do Zezinho e Luiz Arruda Paes, como crooner e vocalista com seus irmãos Sidney, Geraldo e Roberto.

Apresentou-se em seguida durante um ano e meio no saudoso “João Sebastião Bar”,com o grupo de Ely Arcoverde. Neste mesmo tempo, gravou seu primeiro disco solo “Janinha”, com músicas de Walter Santos ( Amanhã e Caminho) pela gravadora Farroupilha. Logo depois entrou, junto com seus irmãos Sidney e Roberto para a formação do inesquecível conjunto vocal ‘Os 3 Moraes.’ Só para se ter uma idéia da importância deste trio, além de seus próprios discos, participaram das gravações e dos shows dos artistas: Baden Powell, Chico Buarque de Holanda, Eduardo Gudin, Johnny Alf, entre outros. Participaram de todos os festivais de música da época, lançando grandes nomes, como o de Eduardo Gudin, Tom Zé, Egberto Gismonti entre outros.

Jane Moraes foi convidada, então, por Chico Buarque de Holanda, para cantar solando em seu disco a música “Com açúcar e com afeto”, numa gravação que se tornou insuperável.

Em 1972 ganhou o primeiro lugar no Festival Universitário da televisão Tupy, canal 4 . Gravou, já em carreira solo, pela gravadora Odeon, músicas de Lupicinio Rodrigues, Antônio Carlos Jobim e Eduardo Gudin, com a produção de Fernando Faro.

Atuou em publicidade, onde gravou varias peças(jingles) e trilhas sonoras para tv e filmes, e  se apresentou  durante 11 anos  também na musica comercial.

Em 1991, Jane Moraes ,voltou a se apresentar em shows ,retornado ao seu estilo Jazz e Bossa Nova , onde apresentou-se no Sesc Pompeia no projeto “Via Paulista” ao lado de Heraldo do Monte e Johnny Alf e no “Ópera Room”, com o Show “Jane Moraes lado A” com a participação do maestro e arranjador Adilson Godoy,este show contou com a direção de Fernando Faro (programa “Ensaio” da TV Cultura) na cidade de São Paulo e em Teatros Municipais do interior (Araraquara e São José dos Campos).

No momento Jane Moraes, lidera o projeto Clube da Bossa que visa trazer de volta a bossa nova, com releituras de músicas da época e divulgando músicas novas no estilo;  Já se  apresentaram  varias vezes no  Supremo Musical (Bar)com muito sucesso, onde gravaram um CD (demo), que   se pode ouvir nos programas dedicados a este estilo de música, também  no Teatro do Crownne Plaza e Sesc Vila Mariana.

Apresentou-se recentemente no  Sesc Ipiranga  com o projeto “Bossa Nova a base é uma só” ao lado de Johnny Alf ,Sergio Augusto e Paulinho Nogueira.

Jane Moraes interpreta os compositores com quem trabalhou, adaptando também, músicas eruditas com arranjos modernos em scating (cantar sem letra), estilo que foi lançado por ela no Brasil. Jane Moraes exibe uma técnica vocal invejável e um estilo inconfundível.