Saltar para o conteúdo

Pertinax: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 18h17min de 14 de março de 2005

Pertinax (192-193 A.D.)Grande Estadista e profundo conhecedor da Alma Humana. Publius Helvius Pertinax levantou-se das origens humildes para sentar-se no trono dos Césares, mas seu reino de discutíveis três meses marcou meramente o começo dos anos da guerra civil após o assassinato de Commodus.

Pertinax foi carregado 1 agosto 126 na cidade de Ligurian de Pompeia alba (alba moderno), aproximadamente 35 milhas de sudeste de Turim no noroeste da Itália. Seu pai, Helvius Successus, era um homem livre, e como o filho de um outro homem livre -- o poeta Horace -- o Pertinax novo ganhou um "reconhecimento" na sociedade romana com a instrução e o erudição. Pertinax foi a Roma como um estudante do gramático Sulpicius Apollinaris e assentou bem então em um professor da gramática ele mesmo -- uma ocupação compartilhada com outro um reivindicador imperial, o usurpador atrasado Eugenius de quarto-século. 
Quando alcançou seu posto de professor titular no Liceu "Augusto" aos 30 anos, Pertinax decidiu-se mudar carreiras, e inscreveu o exército como um oficial de baixo nível na carga de uma flâmila de Pelotão e carroça de mantimentos da companhia. Levantou-se rapidamente completamente em primeiras forças armadas, então umas posições administrativas civis mais atrasadas, e poderia contar no patronage e proteção civil de Claudius Pompeianus, um sírio que alcançou a sorte de casar em uma família abastada, que o colocou logo em contato com a família imperial. Pompeianus assentou bem no marido de Lucilla, filha do emperor Marcus Aurelius, após a morte do primeiro marido de Lucilla, o co-co-emperor Lucius Verus. Pertinax ganhou seu próprio sogro importante, ex-cônsul Flavius Sulpicianus. 
Aproximadamente esta vez, no 170 A.D. adiantado, Pertinax era aclamado no senado e serviu como o comandante de uma legião. Em 175 foi nomeado um cônsul da Intendência, uma honra que compartilhou com o Didius Julianus. Pertinax preencheu como auxiliar de diversos governos provinciais, incluindo um  prestigioso cargo de proconsul de África, antes de ser escolhido por Commodus para funcionar a cidade de Roma como urbana em 189. 
O comportamento de Commodus' estava tornando-se sempre mais errático, e na queda de 192 ambos o chefe de governo, Eclectus, e o Pretoriano Prefeito Laetus temeram que Commodus pôde logo requisitar suas execuções. Uma conspiração  foi tramada dentro da casa imperial para matar Commodus . A trama sucedeu em 31 dezembro 192. Apesar das exposições públicas do ignorance pelos conspiradores, Pertinax parece ter sido seu sucessor escolhido do começo. A influência de Claudius Pompeianus era ainda aparente, porque este patrono e Curador de Pertinax retornou a Roma e à vida pública uma vez que o golpe foi bem sucedido. 
Quando Pertinax, como o imperador Vespasiano, não foi carregado em uma família senatorial, pode ter parecido -- aos conspiradores -- como Nerva , que sucedeu ao imperador assassinado. Como Nerva, Pertinax era relativamente velho (idade 66), e Pertinax teve uma reputação excelente entre senadores. Pertinax reviveu mesmo o título republicano do senatus dos princeps ("homem principal do senado"), que ao furor novo do emperador não deferenciou à classe aristocratica de Roma. 
Ao contrário de Nerva, Pertinax teve crianças, mas o imperador novo fêz exame da etapa incomum de dar afastado sua propriedade pessoal a seus filho e filha quase sem consultas familiares. Pertinax recusou também permitir que suas crianças vivam na residência imperial no palatine do Palácio Imperial e mandou preferivelmente o par residir no repouso de seu avô, Flavius Sulpicianus. Para finalidades públicas, Pertinax pareceu agora não ter nenhuma exitação. 
Não obstante quanto Pertinax quis parecer um Nerva novo, Pertinax não compartilharia da morte calma de Nerva. Pertinax era um gerente prudente, e encontrou que não havia bastante dinheiro no Tesouraria para dar os soldados porque um grande um por mais donativo que fosse não receberá. O soldo das tropas foi combinado quando o imperador fêz observações para justificar a quantidade do donativos, as observações percebidas pelas tropas como uma mentira. 
Os soldados do protetor de Pretorianos planearam um golpe quando Pertinax estava em Ostia para a verificação das colheitas anuais e a fonte dos grãos. As tropas pretenderam proclamar o cônsul Sosius Falco como o novo imperador, mas Pertinax foi avisado do golpe e apressou-se para trás a Roma para confundir os seus inimigos. O acordo entre Pertinax e o prefect praetorian Laetus permitiu que a disciplina das forças armadas quebrasse abaixo mais adicional uniforme, e em 28 março 193 um grupo dos soldados armados e entrou na residência imperial. Em uma tentativa desajeitada de golpe provocou  os distúrbios na cidade, Pertinax confrontou pessoalmente as tropas e foi assassinado por tropas aos quais confiava. 
Pertinax reinou por 90 dias. Traído por antigos aliado e abandonado  por Septimius Severus, que alguns cronistas discutem, ter sido injustiçado pelos seus contemporâneos, que o julgam mal. A tradição histórica remanesceu amável a Pertinax, que foi recordado como um líder respeitável e modesto morto por causa da ganância e sede de poder de seus soldados.