Saltar para o conteúdo

Caldeira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 21h37min de 24 de fevereiro de 2005

Caldeiras de tubos de fogo

As caldeiras de tubos de fogo ou tubos de fumaça , são aquelas em que os gases provenientes da combustão (gases quentes ), circulam no interior dos tubos, ficando por a água , conforme mostra a figura abaixo.

Caldeiras verticais

Os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico, fechado nas extremidades por placas chamadas espelhos . A fornalha interna fica no corpo cilíndrico, logo abaixo do espelho inferior. Os gases de combustão sobem através de tubos, aquecendo e vaporizando a água que se encontra externamente aos mesmos. As fornalhas externas são utilizadas principalmente para combustíveis de baixo teor calorífico. Podem ser de fornalha interna ou externa (figura a baixo) Caldeiras horizontais Esse tipo de caldeira abrange várias modalidades , desde as caldeiras cornuália e lancashire, de grande volume de água, até as modernas unidades compactas . As pricipais caldeiras horizontais apresentam tubulações internos, por onde passam os gases quentes. Podem ter de 1a 4 tubos de fornalha. As de 3 e 4 são usadas na marinha. Exemplos:

Caldeira cornuália Fundamentalmente consiste de 2 cilindros horizontais unidos por placas planas. Seu funcionamento é bastante simples , apresentado porém, baixo rendimento. Para uma superfície de aquecimento de 100 m2 já apresenta grandes dimensões, o que provoca limitação quanto a pressão; via de regra , a pressão ; não deve ir além de 10kg/cm 2 .

Caldeira Lancashire É de concepção idêntica à cornuália com a diferença de que é constituída 2 a 4 tubulações internos , aumentando desta maneira a superfície de aquecimento.

Caldeiras multitubulares de fornalha interna Como o próprio nome indica possui vários tubos de fumaça. Podem ser de três tipos:

Tubos de fogo diretos Os gases percorrem o corpo da caldeira uma única vez ( figuras abaixo).



Tubos de fogo de retorno Os gases provenientes da combustão no tubulação da fornalha circulam tubos de retorno (figuras abaixo).


Tubos de fogo diretos e de retorno Os gases quentes circulam pelos tubos diretos e voltam pelos de retorno (figura acima).

Caldeiras multitubulares de fornalha externa. Em algumas caldeiras deste tipo a fornalha é constituída pela própria alvenaria, situada abaixo do corpo cilíndrico. Os gases quentes provindos da combustão entram inicialmente em contato com a base inferior do cilindro, retornando pelos tubos de fogo.

Caldeiras escocesas Esse tipo de caldeira foi concebido para uso marítimo, por ser bastante compacta. São concepções que utilizam tubulação e tubos de menor diâmetro. Os gases quentes, oriundos da combustão verificada na fornalha interna, podem circular em 2,3 e até 4 passes. Todos os equipamentos indispensáveis ao seu funcionamento são incorporados a uma única peça, constituindo-se, assim num todo transportável e pronto para operar de imediato. Essas caldeiras operam exclusivamente com óleo ou gás, e a circulação dos gases é feita por ventiladores. Conseguem rendimentos de até 83%.

Caldeiras locomotivas e locomóveis A caldeira locomóvel é tipo multitubular, apresentando uma com dupla parede metálica, por onde circula a água do próprio corpo. São de largo emprego pela facilidade de transferência de local e por proporcionarem acionamento mecânico em lugares desprovidos de energia elétrica. São construídas para pressão de até 21Kg/cm2 e vapor superaquecido.

Vantagens das caldeiras de tubo de fogo: a) Pelo grande volume de água que encerram, atendem também as cargas flutuantes, ou seja, aos aumentos instantâneos na demanda de vapor. b) Construção fácil e de custo relativamente baixo. c) São bastante robustas. d) Não exigem tratamento de água muito apurado. e) Exigem pouca alvenaria

Desvantagens das caldeiras de tubo de fogo: a) Pressão limitada: até 15 atmosferas. Isto se deve ao fato de que a espessura das chapas dos corpos cilíndricos aumenta com o diâmetro. b) Partida lenta, devido ao grande volume de água. c) Pequena vaporização(Kg de vapor /hora) d) Ocupam muito espaço em relação a área do equipamento. e) Circulação deficiente de água. f) Oferecem dificuldades para a instalação de superaquecedor, economizador e preaquecedor de ar.