Solução ideal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
U.m (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
Na [[química]], uma '''solução ideal''' é aquela na qual a [[entalpia de solução]] é zero. Quanto mais próxima de zero for a entalpia de solução, mais "ideal" é a [[solução (química)]]. Isto é um fato importante frente às [[propriedades coligativas]]; quando calculados, os valores tornam-se mais exatos quanto mais ideal for a solução.
Na [[química]], uma '''solução ideal''' é aquela na qual a [[entalpia de solução]] é zero. Todas as [[forças intermoleculares]] são iguais, sejam as moléculas semelhantes ou não, onde a variação do volume da mistura também será zero. Quanto mais próxima de zero for a entalpia de solução, mais "ideal" é a [[solução (química)]]. Isto é um fato importante frente às [[propriedades coligativas]]; quando calculados, os valores tornam-se mais exatos quanto mais ideal for a solução.


De acordo com [[Joel Henry Hildebrand|Hildebrand]], uma solução ideal tem um calor de mistura zero. Uma causa principal de não-idealidade surge quando ocorre não-aditividade de volume na mistura.
De acordo com [[Joel Henry Hildebrand|Hildebrand]], uma solução ideal tem um calor de mistura zero. Uma causa principal de não-idealidade surge quando ocorre não-aditividade de volume na mistura.

Revisão das 22h48min de 29 de agosto de 2011

Na química, uma solução ideal é aquela na qual a entalpia de solução é zero. Todas as forças intermoleculares são iguais, sejam as moléculas semelhantes ou não, onde a variação do volume da mistura também será zero. Quanto mais próxima de zero for a entalpia de solução, mais "ideal" é a solução (química). Isto é um fato importante frente às propriedades coligativas; quando calculados, os valores tornam-se mais exatos quanto mais ideal for a solução.

De acordo com Hildebrand, uma solução ideal tem um calor de mistura zero. Uma causa principal de não-idealidade surge quando ocorre não-aditividade de volume na mistura.

Soluções ideais obedecem à lei de Raoult.