Saltar para o conteúdo

Allan Kardec: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 11h35min de 22 de outubro de 2003

Hippolyte Leon Denizard Rivail (1804-1869)

Nascido em Lion (França), filho de Jean Baptiste-Antoine Rivail e Jeanne Duhamel. Fez os primeiros estudos em Lion e posteriormente em Yverdun (Suíça), com o renomado professor Pestalozzi. Era um discípulo de Pestalozzi e mais tarde tornou-se um colaborador, substituindo as vezes o mestre na direção da escola.

Bacharel em letras e em ciências (alguns afirmam ser também doutor em medicina), conhecia a fundo e falava corretamente o alemão, inglês, italiano, holandês e espanhol. Professor emérito e autor pedagógico de renome, com vários livros nas áreas de aritmética, educação pública, gramática, etc. Denizard Rivail, exerceu grande influência na reforma dos estudos na França e Alemanha. Casou-se em Amélie Gabrielle Boudet em 1832.

Em 1854, o Sr. Rivail ouviu falar sobre as [mesas girantes]? através do Sr. Fortier, magnetizador, com o qual mantinha relações. Em razão dos seus estudos sobre magnetismo, o Sr. Rivail, não dá grande importância a este fenômeno, mas quando toma conhecimento de que objetos em movimentos dão respostas inteligentes sobre assuntos variados, resolve então observar e analisar o assunto.

Intrigado, Sr. Rivail estuda os fenômenos e confirma sua origem inteligente da parte dos espíritos. Adota o pseudônimo de Allan Kardec e publica em 1857 o "Livro dos Espíritos", um compilação realizada sobre várias comunicações recebidas dos espíritos, oriundas de diferentes lugares da Europa e do mundo. Este livro é um conjunto de perguntas e respostas (mais de mil ao todo), sobre diversos assuntos, que abordam as bases fundamentais da Doutrina Espirita: aspecto científico, filosófico e religioso.

Além do "O Livro dos Espíritos", Allan Kardec também publicou outros livros que são considerados obras básicas da Doutrina Espírita. Por ordem de edição, são elas: "O Livro dos Médiuns", "Evangelho Segundo Espiritismo", "O Céu e o Inferno", "A Gênese". Em 1869 Kardec foi vítima de um aneurisma fatal.

A pesar de ter sido o compilador e iniciador do estudo da Doutrina Espirita, não se pode atribuir a Kardec a sua criação, pois a Doutrina foi um resultado das comunicações de espiritos, através de diversos mediuns.