Guilherme Mannis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Biografia: Atualização de dados.
→‎Referências: Inserção de fontes.
Linha 41: Linha 41:


==Referências==
==Referências==
Acervo da Orquestra Sinfônica de Sergipe
www.orquestrasinfonica.se.gov.br Website da Orquestra Sinfônica de Sergipe


www.artematriz.com.br Agência artística de Guilherme Mannis
==Links externos==

Links externos
*[http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/maestro Biografia na Orquestra Sinfônica de Sergipe]
*[http://www.orquestrasinfonica.se.gov.br/maestro Biografia na Orquestra Sinfônica de Sergipe]
*[http://www.artematriz.com.br/index.php?option=com_jartists&view=artist&id=15:guilherme-mannis&lang=br Biografia na ArteMatriz]
*[http://www.artematriz.com.br/index.php?option=com_jartists&view=artist&id=15:guilherme-mannis&lang=br Biografia na ArteMatriz]

Revisão das 02h19min de 2 de agosto de 2014

Guilherme Mannis (São Paulo) é um músico e maestro brasileiro. É bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Biografia

Guilherme Mannis é reconhecido atualmente como um dos grandes talentos da nova geração de regentes brasileiros. Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) desde 2006, tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entre outros.

Como regente convidado tem dirigido grupos como a Orquestra Sinfônica de Roma, Sinfônica de Bari, Sinfonia Toronto, World Youth Orchestra, Amazonas Filarmônica, Petrobras Sinfônica, Experimental de Repertório, Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmara do Amazonas, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Espírito Santo, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Rosário, Sinfônicas das Universidades de Monterrey e Guanajuato, entre outros.

Mannis vem desenvolvendo reconhecido projeto de inserção da Sinfônica do Sergipe no cenário artístico nacional destacando-se a produção de 8 temporadas anuais de concertos com a presença de artistas de destaque e a programação de ousado repertório, com a realização de diversas encomendas e execução de música contemporânea. Destaca-se também a realização de CD com a gravação das Suítes para orquestra de câmara e Bachianas Brasileiras nº3, de Villa-Lobos e as viagens do grupo, realizando um Turnê Brasil - Curitiba (Teatro Guaíra), Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles), Brasília (Teatro Nacional Cláudio Santoro) e São Paulo (Sala São Paulo) e participação no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com grande sucesso de público e crítica. Tem promovido também o desenvolvimento de concertos pelo interior do estado do Sergipe e a popularização do acesso à música de concerto.

Premiado em diversos concursos, Mannis é bacharel e mestre em Música pela UNESP. Foi aluno dos maestros John Neschling e Isaac Karabtchevsky e participou de cursos com Kurt Masur (Campos do Jordão) e Jorma Panula (Instrumenta Verano).

Mannis tem agendadas para 2014 participações com as Sinfônicas de Campinas, Paraná, Rosário, Goiás e Amazonas.

“Quando eu e minha esposa o assistimos no dia 30 de Julho de 2010 em Riva del Garda regendo a Segunda Sinfonia de Tchaikovsky, eu, de modo espontâneo, recordei-me do maestro Evgeny Mravinsky com sua Orquestra Sinfônica de Leningrado, para mim ainda o maior intérprete de Tchaikovsky. Foi impressionante como a World Youth Orchestra despontou de forma espontânea, e, instantaneamente, começou a tocar em uma classe superior de execução. Eu nunca o tinha ouvido ou visto antes, mas esta experiencia musical permanecerá inesquecível para mim. Parece ter sido feito para Tchaikovsky.”

Harald Schuster, datakustik-audio.de, 05 de agosto de 2010.

 

“O concerto que a Sinfônica de Sergipe apresentou foi surpreendente. A Sinfônica de Sergipe e seu maestro Guilherme Mannis fizeram uma bela apresentação e demonstraram que, com o apoio do Estado, é possível fazer música de qualidade fora dos centros tradicionais (o que não significa que seja comum fazer música de qualidade nos centros tradicionais...)” Nelson Rubens Kunze, Revista Concerto, junho de 2009.

“A mais feliz e recente surpresa vem do Sergipe (...). A orquestra surpreendeu o público paulistano presente numa surpreendentemente lotada Sala São Paulo, em meio a um domingo cheios de opções. Cordas coesas e afinadas, metais equilibrados com o todo orquestral e madeiras que desempenharam uma notável execução não apenas em grupo, como também em passagens solistas (...). Sim, uma orquestra nordestina pode surpreender a esta audiência que vê e ouve de tudo.” Leonardo Martinelli, Portal Concerto, 19.05.2009.

“Uma orquestra com essa trajetória ascendente pode fazer muito bem à música do Nordeste e do Brasil”. Luiz Paulo Horta, O Globo, 18.05.2009.

E não foi uma única vez que as lágrimas tentaram cair de minha face, proporcionadas pela emoção que sentia, tanto pela energia que aquele tipo de música transmitia para quem estava ouvindo, quanto pela presença marcante das pessoas que ali estavam presentes.”

João Bosco Maciel, Jornal da Cidade, 04.01.2009, sobre concerto da Sinfônica de Sergipe no Parque da Sementeira.

"A ORSSE é hoje uma das 'jóias da coroa' do Estado de Sergipe. Ela é uma embaixadora da nossa cultura e uma testemunha viva de que é possível se apostar nas manifestações culturais, não apenas para fruição daqueles que já conhecem o repertório clássico, mas para a formação de público em nosso Estado. Foi um momento de muita emoção e eu estou muito orgulhoso de ser governador de Sergipe na hora em que a Orquestra Sinfônica se transforma em uma referência da cultura sergipana e também da cultura nordestina"

Marcelo Déda, Governador do Estado de Sergipe, em 16.11.2008, data em que o grupo realizou sua primeira apresentação fora do Estado.


Prêmios

Vencedor do I Concurso Jovens Regentes e Solistas (São Paulo, 2002)

Referências

www.orquestrasinfonica.se.gov.br Website da Orquestra Sinfônica de Sergipe

www.artematriz.com.br Agência artística de Guilherme Mannis

Links externos