Manoel Pedro dos Santos Lima: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
O nome da mãe é Anna Mécia de Oliveira e não Anna Messias.
Linha 3: Linha 3:


==Biografia==
==Biografia==
Filho de José Gaspar dos Santos Lima e de Ana Messias de Oliveira, formou-se em [[medicina]] no [[ano]] de [[1868]] na [[Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro]]. Retornou à [[Lapa]] para exercer a [[medicina]], sendo o primeiro [[médico]] da [[cidade]]. Apoiou as forças revolucionárias durante a [[Revolução Federalista]]. Após o conflito foi vítima de perseguições políticas necessitando afastar-se da Lapa, retornado após um breve período, onde vem a falecer em decorrência de [[Sífilis]], adquirida por uma contaminação acidental enquanto tratava de um doente na fase aguda.
Filho de José Gaspar dos Santos Lima e de Ana Mécia de Oliveira, formou-se em [[medicina]] no [[ano]] de [[1868]] na [[Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro]]. Retornou à [[Lapa]] para exercer a [[medicina]], sendo o primeiro [[médico]] da [[cidade]]. Apoiou as forças revolucionárias durante a [[Revolução Federalista]]. Após o conflito foi vítima de perseguições políticas necessitando afastar-se da Lapa, retornado após um breve período, onde vem a falecer em decorrência de [[Sífilis]], adquirida por uma contaminação acidental enquanto tratava de um doente na fase aguda.


Por sua sabedoria e incansável dedicação aos pacientes, tornou-se uma respeitada figura na comunidade lapeana, tornando-se, assim, Patrono da cadeira 34 da [[Academia Paranaense de Medicina]].
Por sua sabedoria e incansável dedicação aos pacientes, tornou-se uma respeitada figura na comunidade lapeana, tornando-se, assim, Patrono da cadeira 34 da [[Academia Paranaense de Medicina]].

Revisão das 23h33min de 16 de agosto de 2014

Manoel Pedro dos Santos Lima (Lapa, 29 de junho de 1844 - Lapa, 1 de setembro de 1898) foi um médico brasileiro, considerado o primeiro médico do município da cidade paranaense da Lapa.

Biografia

Filho de José Gaspar dos Santos Lima e de Ana Mécia de Oliveira, formou-se em medicina no ano de 1868 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Retornou à Lapa para exercer a medicina, sendo o primeiro médico da cidade. Apoiou as forças revolucionárias durante a Revolução Federalista. Após o conflito foi vítima de perseguições políticas necessitando afastar-se da Lapa, retornado após um breve período, onde vem a falecer em decorrência de Sífilis, adquirida por uma contaminação acidental enquanto tratava de um doente na fase aguda.

Por sua sabedoria e incansável dedicação aos pacientes, tornou-se uma respeitada figura na comunidade lapeana, tornando-se, assim, Patrono da cadeira 34 da Academia Paranaense de Medicina.

Bibliografia

  • COSTA,Iseu Affonso.Patronos da Academia Paranaense de Medicina. Curitiba:Sergraf, 2010,320p.