Saltar para o conteúdo

Discussão:Petróleo/Arquivo/2: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 13h47min de 15 de março de 2005

Produtos do petróleo O petróleo não é utilizado bruto, são separados os seus distintos componentes, podendo ter cada um destes produtos do petróleo diferentes usos. A separação de ditos componentes realiza-se mediante destilação, processo mediante o qual se obtêm novas misturas de hidrocarbonetos, com uma gama de pontos de ebulição mais limitada que o petróleo original. Desta forma, o petróleo divide-se nas suas diferentes fracções:

Gases liquefeitos do petróleo (GLP) Gasolina Querosene Gasóleo Fuel

Não se utiliza o petróleo em seu estado natural, antes da separação dos seus diversos componentes, podendo ter cada um deles diferentes usos (é matéria-prima de mais de 350 produtos). A separação dos produtos do petróleo obtém-se pela destilação, processo pelo qual são obtidas novas misturas de hidrocarbonetos, com uma gama de pontos de ebulição mais limitada que o petróleo original. Nas refinarias o petróleo bruto é transformado em produtos úteis à humanidade, tais como:

GASES - metano e o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha); PRODUTOS LEVES - Gasolina e o querosene; PRODUTOS INTERMEDIÁRIOS - óleo diesel PRODUTOS PESADOS - óleos lubrificantes, parafina e vaselina.