Academia de Palhaços: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m WPCleaner v1.34b - Corrigido usando WP:PCW (Categoria com espaço (BOT))
Linha 36: Linha 36:
* 2013- A Academia de Palhaços se Apresenta - Segunda Versão, entradas de palhaço da tradição circense, direção de [[Fernando Neves]]
* 2013- A Academia de Palhaços se Apresenta - Segunda Versão, entradas de palhaço da tradição circense, direção de [[Fernando Neves]]


* 2014- O Maravilhoso Teatro Ambulante do Doutor Fracassa (em processo), livre adaptação de "O Mambembe", de [[Artur Azevedo]], direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
* 2014- O Teatro Mambembe do Doutor Fracassa, livre adaptação de "O Mambembe", de [[Artur Azevedo]], direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"


* 2014- Lágrimas de Mãe (em processo), de José Soares, direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
* 2014- Lágrimas de Mãe, de José Soares, direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"


* 2014- Nosferatu - O Vampiro das Sombras (em processo), livre adaptação do filme homônimo de F. Murnau, direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
* 2014- Nosferatu - O Vampiro das Sombras, livre adaptação do filme homônimo de F. Murnau, direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"


* 2014- As Desgraças de uma Criança (em processo), de [[Martins Pena]], direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
* 2014- As Desgraças de uma Criança, de [[Martins Pena]], direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"


* 2014- A Paixão de Cristo Segundo São Rubinho (em processo), texto escrito em processo colaborativo pela '''Academia de Palhaços''', direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
* 2014- A Paixão de Cristo Segundo São Rubinho, texto escrito em processo colaborativo pela '''Academia de Palhaços''', direção de [[Fernando Neves]] - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
== Ligações Externas ==
== Ligações Externas ==



Revisão das 19h15min de 21 de maio de 2015

Ficheiro:Logo Academia de Palhaços.jpg
Logotipo da Academia de Palhaços

A Academia de Palhaços é uma companhia de pesquisa e produção cênica que nasceu na cidade de Campinas em 2007 e em 2010 migrou e instalou-se na capital paulistana. O eixo principal da pesquisa da companhia tem sido as tradições do ator popular brasileiro, sobretudo o palhaço de picadeiro e o circo-teatro. A partir do diálogo com estas e outras tradições a companhia procurar criar espetáculos que dialoguem com a realidade contemporânea.[1]

Histórico

A Academia de Palhaços surgiu em março de 2007[2]. Cinco atores, estudantes do curso de Artes Cênicas da Unicamp se uniram para pesquisar mais profundamente o universo do palhaço. Deste modo, consolidaram um grupo de pesquisa e produção teatral.

Estreia em junho de 2008 A Academia de Palhaços se Apresenta, seu primeiro espetáculo, uma criação coletiva sob a orientação do artista circense e professor universitário Luiz Monteiro Jr., um show de variedades costurando algumas entradas de palhaço da tradição circense brasileira.

Em 2009, o grupo integrou a pesquisa de doutorado da diretora e professora universitária Isa Kopelman a respeito da comédia aristofânica. Tal investigação gerou o espetáculo Vespas, de Aristófanes, direção de Isa Kopelman, que estreou no segundo semestre de 2009.

Em 2010 o grupo foi convidado pelo produtor e diretor Charles Geraldi para criar um espetáculo infantil. Esta parceria foi contemplada pelo Edital Chamamento SESI - SP, Produção e Circulação de Espetáculo Infantil Inédito, gerando o espetáculo “Reciclonices” de Enéas Carlos, direção de Charles Geraldi. O espetáculo realizou 33 apresentações em 16 cidades do interior de São Paulo[3], com um público de mais de 7.000 espectadores. No ano de 2011, o espetáculo foi selecionado para o I Circuito Sesi/RJ de Teatro Infantil e circulou por mais cinco cidades no estado do Rio de Janeiro incluindo sua capital. Ainda em 2011, o espetáculo circulou novamente pelo interior paulista, participando de eventos como a Virada Cultural Paulista e no total de sua carreira fez mais de 50 apresentações.

Ainda no ano de 2010 aconteceu um evento fundamental para o desenvolvimento do grupo: o encontro com a pesquisa, pedagogia e encenação do diretor Fernando Neves, que investiga há mais de dez anos o circo-teatro brasileiro a partir das memórias e documentos dos circos de sua família. Este processo gerou o espetáculo "O Mistério Bufo", de Vladimir Maiakovski, direção de Fernando Neves, que estreou em abril de 2012 e foi produzido com os recursos do Proac - Produção de Espetáculos Inéditos 2011, da secretária da cultura do Estado de São Paulo. O Espetáculo fez três temporadas na cidade de São Paulo (Teatro João Caetano[4], Sala Olido e Sala Carlos Miranda da Funarte) e viajou por 13 cidades do interior paulista (Limeira, Campinas, São José dos Campos, Lençóis Paulista, Sorocaba, Barueri, Jundiaí, Itatiba, Bragança Paulista, Pirassununga, Santos, Caraguatatuba e Franco da Rocha). Foi contemplado também com o Proac – circulação de espetáculo teatral 2012, da secretária da cultura do Estado de São Paulo e participou de eventos como a Virada Cultural Paulista e a Mostra Plataforma Proac. Até hoje completou 44 apresentações e continua em repertório.

No segundo semestre de 2012 o grupo encontrou o ator e diretor paulistano José Roberto Jardim, admirador e estudioso da obra de Shakespeare. Juntos iniciaram um projeto de pesquisa sobre a tragédia shakespeariana Titus Andronicus. Investigou-se prioritariamente a narratividade, a sobreposições de narrativas, o uso de sangue artificial como ferramenta de horror (a partir da referência do Grand Guignol) e a sobreposição da cultura musical pop. O resultado deste processo de investigação foi o espetáculo-experimento "Titus Andronicus", de W. Shakespeare, direção de José Roberto Jardim, com apresentação única no Espaço dos Fofos na cidade de São Paulo.

No início de 2013 o grupo retorna à suas origens e reencena seu primeiro espetáculo. "A Academia de Palhaços se Apresenta", que surgira em 2008 como uma criação coletiva, ganha neste momento a direção de Fernando Neves, novo cenário, novo figurino e um aprofundamento em sua pesquisa de linguagem acerca do palhaço de picadeiro tradição brasileira. A nova versão ficou em cartaz na cidade de São Paulo na Sala Carlos Miranda da Funarte[5], participou do Festival Rumos Teatro do Itaú Cultural,[6]viajou para o SESC São José dos Campos. Continua em repertório.

Atualmente o grupo realiza as pesquisas para seu próximo projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços", financiado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo[7] e viaja com seus espetáculos de repertório.

Integrantes

Breno Tavares, Bruno Spitaletti, Laíza Dantas, Paula Hemsi, Rodrigo Pocidônio

Espetáculos

Durante sua trajetória a companhia vem realizando os seguintes espetáculos:[8]

  • 2008- A Academia de Palhaços se Apresenta, criação coletiva sob orientação de Luiz Monteiro Jr.
  • 2012- O Mistério Bufo, de Vladimir Maiakóvski, direção de Fernando Neves
  • 2013- A Academia de Palhaços se Apresenta - Segunda Versão, entradas de palhaço da tradição circense, direção de Fernando Neves
  • 2014- O Teatro Mambembe do Doutor Fracassa, livre adaptação de "O Mambembe", de Artur Azevedo, direção de Fernando Neves - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
  • 2014- Lágrimas de Mãe, de José Soares, direção de Fernando Neves - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
  • 2014- Nosferatu - O Vampiro das Sombras, livre adaptação do filme homônimo de F. Murnau, direção de Fernando Neves - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
  • 2014- As Desgraças de uma Criança, de Martins Pena, direção de Fernando Neves - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"
  • 2014- A Paixão de Cristo Segundo São Rubinho, texto escrito em processo colaborativo pela Academia de Palhaços, direção de Fernando Neves - Espetáculo que integra o projeto "O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços"

Ligações Externas

Página Oficial da Academia de Palhaços

Referências