Carlos Macedo (fadista): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 71: Linha 71:
*http://carlosmacedofadista.bloguedemusica.com/
*http://carlosmacedofadista.bloguedemusica.com/
*[http://www.facebook.com/pages/Seixal-Portugal/Carlos-Macedo/188063686894 Facebook Fans]
*[http://www.facebook.com/pages/Seixal-Portugal/Carlos-Macedo/188063686894 Facebook Fans]
*https://www.facebook.com/SimplesmentePeregrino?ref=hl



[[Categoria:Naturais de Vila Nova de Famalicão]]
[[Categoria:Naturais de Vila Nova de Famalicão]]

Revisão das 04h21min de 16 de junho de 2015

Carlos Macedo nome artístico de José Carlos De Campos Macedo (Lousado, 9 de Dezembro de 1946) é um intérprete de fado português , fadista português[1].


BIOGRAFIA CARLOS MACEDO

Natural de Lousado, Vila Nova de Famalicão,a 9 de Dezembro de 1946, sob o signo de Sagitário nasce José Carlos De Campos Macedo. Aos 17 anos a sua sensibilidade musical de cariz Popular leva-o a formar um Conjunto Típico com o seu nome. É assim que pela 1ª vez se apresenta nas Rádios Nacionais fazendo inclusivamente vários directos, numa Rádio Portuense (Ideal Rádio).

Por questões de obrigação Militar muda-se para Moçambique onde foi integrado num grupo regional das Forças Armadas. Terminando o serviço Militar fica em Moçambique, mais concretamente em Lourenço Marques e ai continua a sua carreira, atingindo o auge em 1972 ao ser considerado “O Rei do Fado em Moçambique“. Grava o seu 1º Disco que inclui “Guitarra toca Baixinho; Em 1975 após a independência da província ultramarina regressa a Portugal e grava um trabalho de grande êxito Popular, "Até o Rei ia ao Fado",. Iniciando a sua consagrada actividade artística em várias casas Típicas.

Em 1982 integra o elenco do Sr.Vinho casa pertencente à fadista Maria da Fé onde trabalhou até Março 2008. Durante esses anos ao serviço da mesma o Carlos Macedo percorreu Portugal de lés a lés e em vários países Europeus e da América do Sul acompanhando-a à Guitarra e por vezes cantando. A propósito vamos revelar somente uma sua actuação numa casa de espectáculos no Rio de Janeiro, em Junho de 1984, quando Maria da Fé em digressão por várias cidades Brasileiras cumpria um contrato ao abrigo da chamada “Ponte Cultural” entre Brasil e Portugal. Para melhor entendimento iremos relatar o que o Semanário “Tal e Qual” dizia com o seguinte título: “ Ele conquistou o Brasil enquanto Maria da Fé foi mudar de vestido”. Maria da Fé precisa de mudar de vestido e pede ao guitarrista Carlos Macedo que a substitua momentaneamente. Este canta três fados e põe o público em delírio com aplausos vibrantes e intermináveis.

Estes momentos foram de autêntica glória para o grande artista Carlos Macedo, toda a plateia de pé aplaude entusiasticamente.No final a cantora brasileira Alcione cumprimenta o fadista e diz-lhe: “Você esteve simplesmente maravilhoso!” No dia seguinte a imprensa Brasileira especialmente a do Rio de Janeiro, onde o espectáculo decorreu dizia de Carlos Macedo: “Foi a surpresa da noite; foi a revelação de um fadista que sabe cantar com verdadeiros sentimentos. Esta apreciação e este insuspeito comentário feito por jornalistas idóneos e responsáveis a tão grande distância geográfica, são bem a tradução do real e incontroverso valor artístico deste grande Lousadense. Até fins dos anos 91 grava mais 8 discos.Paralelamente,mostrando-se um exímio Guitarrista, fazendo inúmeras gravações com outros Artistas.

Embora fiel ao seu País, fez várias viagens pelo mundo fora como: Brasil: "Canecão", Rio de Janeiro; "Palace", S. Paulo; "Gallary", Espanha "Centro Cultural de Macau"; Holanda: "Teatroz", Twente Schouwbourg; Canadá:Toronto; Canta em Bruxelas (Bélgica) a convite da câmara de Comércio Luso-Belga. Participa em duas noites de Fado no Teatro Mailon em Strasbourg (França), entre outros, dos quais participa em vários programas de Televisão. Em 1998 actua no Palco Nº1 da "Expo 98" durante uma semana. Em 28 de Abril de 2000, actuou no Coliseu dos Recreios na festa da Argentina Santos. A 5 de Outubro de 2000, actuou num espectáculo da UNESCO, em Paris, com,Mariza, Maria da Fé, Jorge Fernando, Cristina Branco, Argentina Santos e Herman José. Paris (teatro) DeSaint - Quentin - en - yvelines – 2000 Seguem-se CD´S, “Fado“, “Carlos Macedo”, “Desejos”.

Em 2000 Grava para a Editora Strauss “Este Meu Fado“Produção de Maria de Lourdes de Carvalho Apresentação do CD “ Este Meu Fado “ - 6 de Julho de 2000 na Fonoteca. Tendo feito a apresentação do mesmo em todas as Fnacs em 2000. Centro Cultural de Belém 6 de Março 2001. Casino Póvoa de Varzim Abril 2001. França sala colette Besson Ozoir-la-Ferriére Outubro 2002 com a Jovem Fadista Ana Moura.

Apresentando-se como Intérprete, Músico, Autor, Compositor e Construtor da Guitarra Portuguesa. É solicitado para compor músicas para vários artistas. Tendo participado ao longo da sua carreira em vários programas de televisão. Em 9 de Setembro de 2006 é homenageado em Lousado (sua terra) pela comissão de festas da “Romaria Nova”fazendo parte actualmente do Site oficial da Junta de Freguesia de Lousado, V.N.de Famalicão .

Foi convidado pelo Bispo de Leiria D. António Marto a cantar “O Milagre Que Pedi “Ser Peregrino dois temas alusivos à mensagem de Fátima,no Centro Pastoral Paulo VI, nas celebrações do nonagésimo aniversário das Aparições em Fátima em Outubro de 2007.” Em 24 de Janeiro de 2009 realizou na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão um espectáculo há muito desejado por ele e por todos os Lousadenses.

E mais uma vez nos mostrou o grande carinho e apreço que tem pela sua terra natal Lousado, transmitindo esse sentimento durante todo o espectáculo. Em 22 de Abril de 2010 apresentou no Museu do Fado o seu recente CD “ Entre Nós e o Fado “. Em 26 de Maio 2010 Apresentou na Casa Das Artes em Vila Nova de Famalicão o seu recente CD “Entre Nós e o Fado “sendo o Autor&Compositor da maioria dos temas deste trabalho, já há venda em todas as Fnacs e Museu do Fado.

No dia 6 -Outubro - 2014 - no Teatro Municipal São Luiz , Carlos Macedo recebeu o prémio melhor compositor 2014 ,

prémios Amália Rodrigues 2014 , da Fundação Amália Rodrigues e do ilustre júri! Constituído por: Tó Zé Brito (Autor, Compositor, Intérprete - Presidente) ,

Conceição Carvalho (Produtora - Secretária) ,Joana Carneiro (Maestrina), Joaquim Maralhas (Locutor Radiofónico) Cristina Condinho (Produtora RDP/RTP)

Discografia

  • Campa Florida (1973)
  • Guitarra Toca Baixinho (1973)
  • Pomba Branca, Pomba Branca (1975)
  • Só Deus Sabe (1975)
  • Esquina de Rua (1976)
  • À Beira Mar (1977)
  • Até o Rei ia ao Fado (1979)
  • Saudades de um Arraial (1980)
  • O Fado que eu Canto (1982)
  • Não Mexam no Fado (1985)
  • Fado (1991)
  • O Nosso Amor Está por um Triz
  • Desejos
  • Este meu Fado (2000)
  • Ser Peregrino (2007)
  • Entre nós e o Fado (2010)

Referências

Ligações externas