Saltar para o conteúdo

Coníferas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 04h14min de 26 de julho de 2004

As coníferas são as grandes árvores gimnospermicas presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta. São os vegetais capazes de viver mais tempo. Entre os pinheiros da Califórnia, há exemplares com mais de 4.600 anos. No Hemisfério Norte, as coníferas formam extensos bosques em zonas de clima rigoroso que não podem ser povoadas por outras árvores.

Exemplos de coníferas são as árvores do género Pinus , como os pinheiros da europa (P. pinaster ,P.Pinea , P.silvestris ,etc ) pinheiros-do-paraná ,os abetos ,os chamaciparis,as sequóias, os cedros ,os ciprestes ,as araucarias , etc. As sequóias da Califórnia, consideradas gigantes por sua altura e robustez, uma vez que chegam a medir mais de 100 m e podem viver mais de 3.000 anos.


A suber das sequóias pode atingir a espessura de 50 cm.

Os esporângios femininos localizam-se em órgãos de forma cônica, chamados pinhas, frequentemente cobertos por escamas endurecidas (carpelos). As escamas encaixam-se perfeitamente umas nas outras e só se abrem depois da fecundação, para liberar a semente. As pinhas são as flores femininas,(por vezes poderam ser outras esruturas,diferentes de pinas , como gálbulas , entre outras menos comuns).

Os esporângios masculinos encontram-se nos órgãos chamados cones masculinos, bastante semelhantes às pinhas, mas com escamas menos duras e menores (estames). Trata-se de uma estrutura muito mais frágil, que se abre para liberar os grãos de pólen. Os cones masculinos são as flores masculinas.