Saltar para o conteúdo

Teoria das cores: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 16h25min de 28 de julho de 2004

Cores

as consciencia sobre as cores sempre esteve presente no humano, desde o tempo que ele andava em um universo verde atento para um alerta vermelho, fosse fruta, animal ferido ou fêmea no cio. Mas desses, não sobrou nenhuma divagação. Das idéias de bípedes sobre cores, a mais antiga que temos notícias vem de Aristóteles. As idéias desse grego hoje costumam ser vistas como pioneiras, belas, ingênuas mas raramente corretas. Ele tem o mérito de ter sido muito perspicaz em um mundo sobre o qual nada sabia, porém suas conclusões apesar de haverem resistido até o fim da idade média não resistiram após isso.

Aristóteles ao pensar sobre o mundo colorido concluiu que cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura eles tinham cores. E, embriagado pela mágica dos números disse que eram em número de sete, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e negro. É uma idéia simples como uma caixa de lápis-cera. Mas está errada.

O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicológilos e culturais. O poeta medieval plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera. O amarelo foi excluído desta lista por estar associado a mulheres, pois era usado no véu nupcial. Na renascença quem pensava sobre a natureza das cores eram gs pintores. Leon battista alberti, um discípulo de brunelleschi, diria que seriam quatro as mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza. essa visão reflete os seus gostos na tela. Alberti é contemporaneo de leonardo da vinci, e terá influencia sobre o jovem. leonardo da vinci demonstrará sua perspicácia habitual nessa área. Ele tinha anotaçoes para dois livros distintos e seus escritos foram posteriormente reunidos em um só livro entitulado 'tratado da pintura e da paisagem'. Ele se oporia a aristóteles ao afirmar que a cor não era um propriedade dos objetos, mas da luz. Ele concordaria com ele ao afirmar que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo. Afirma que o branco e o preto não são cores mas extremos da luz. Da vinci será o primeiro a observar que a sombra pode ser colorida, pesquisar a visão estereoscóca e mesmo construirá um fotômetro.