Saltar para o conteúdo

Mitologia Grega: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Plataformista (discussão | contribs)
os verbets em negrito não foram traduzidos por falta de conhecimentos
(Sem diferenças)

Revisão das 00h17min de 6 de agosto de 2004

A mitologia grega refere-se à coletânia de lendas sobre deuses e deusas gregos e antigos heróis e heroínas criados e passados originalmente por tradição oral. As fontes remanescentes da mitologia grega são, ou transcrições dessa oralidade, ou trabalhos literários feitos em tempos posteriores à criação dessa oralidade.

Em suas várias lendas, histórias e hymns, os deuses da antiga Grécia são descritos como quase humanos em aparência, porém, imunes ao tempo e praticamente imunes à doenças e feridas, e capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.

Cada um dos deuses tem sua própria forma física, genealogia, interesses, personalidade e sua própria especialidade. Essas descrições, no entanto, tem variantes locais que nem sempre estão de acordo com as descrições usadas em outras partes do mundo grego da época. Quando esses deuses eram nomeados em poesias ou orações, eles se referiam à uma combinação de seus nomes e epithets, com estes os indentificando distingüindo-os de outros deuses.