Saltar para o conteúdo

Discussão:Botafogo: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Vit05 (discussão | contribs)
modificações no verbete Botafogo
(Sem diferenças)

Revisão das 05h16min de 6 de agosto de 2004

Sou novo por aqui e ainda não entendo quase nada, gostaria de acrescentar o texto que segue ao artigo sobre o Botafogo entre outras modificações, alguem poderia "discutir" sobre isso?


No ano de 1904 surgia no bairro de Botafogo um novo clube de futebol, o electro club, primeiro nome dado ao Botafogo Football Club. O clube nasceu de uma conversa entre dois amigos durante uma aula. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré estudavam juntos no colégio Alfredo Gomes e durante uma aula de álgebra, nascia a primeira idéia de fundar um clube, através de um bilhete passado por Flávio a Emmanuel, que dizia: “O Itamar tem um clube de football na rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques”. E assim tudo começou, os meninos que residiam no bairro de Botafogo, próximo ao Largo dos Leões se reuniram com os outros amigos em um casarão no Largo dos Leões para fundar o Electro Club, no dia 12 de Agosto. Esse foi o primeiro nome dado ao Botafogo, já que os meninos decidiram cobrar mensalidade e acharam um talão de um extinto clube com esse nome, que resolveram então adotar. Mas o Electro Club só durou até o dia 18 de setembro, quando foi feita outra reunião na casa da avó do Flávio, D. Chiquitota, que se assustou ao saber o nome do clube e então interferiu falando “ Ora, morando onde vocês moram, o clube só pode se chamar Botafogo” aconselhou Dona Chiquitota, e assim foi feito então passou a se chamar Botafogo Football Club. O primeiro amistoso, e a primeira vitória, ocorreu no dia 2 de outubro de 1904, contra o Football and Athletic Club, na Tijuca: 3 x 0 para os garotos da Zona Sul. Em 1906, o time participou do primeiro Campeonato Carioca. No ano seguinte, terminou empatado com o Fluminense. Assim nascia o Botafogo Football Club, que depois de trinta e oito anos de existência uniu- se ao outro Botafogo, o de Regatas, dando início ao Botafogo de futebol e Regatas. Fundadores: Álvaro Werneck, Arthur César de Andrade, Augusto Paranhos Fontenele, Basílio Viana Junior, Carlos Bastos Neto, Emanuel de Almeida Sodré, Eurico Viveiros de Castro, Flávio da Silva Ramos, Jacques Raimundo Ferreira da Silva, Lourival Costa, Octávio Werneck, Vicente Licínio Cardoso.

O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente, no dia 08 de Dezembro de 1942, resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo, que foi fundado no dia Primeiro de Julho de 1894, e o Botafogo Football Club, fundado em meados de 1904. Os dois clubes tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, e depois de um triste fato se uniram.

No dia 11 de Junho de 1942 os dois clubes disputavam uma partida de basquete entre pelo campeonato estadual, no Mourisco Mar, sede do Club de Regatas Botafogo, nesse dia o jogador Albano do Botafogo F.C. chegou atrasado, o jogo já havia começado mas ele entrou com o jogo em andamento, durante o intervalo Albano abaixou-se para pegar uma bola e caiu desfalecido, os médicos correram, fizeram todos os esforços possíveis, mas não adiantava mais, o jogador havia sofrido um ataque fulminante.

Depois de confirmado o falecimento do jogador a partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava CRB 21x 23 BFC. O corpo de Albano, jogador do Botafogo F.C. saiu da sede de General Severiano e quando passava em frente ao Mourisco Mar houve uma parada e o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, pronunciou um elogio que terminou com essas palavras: “E comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido, os nossos jogadores não disputarão mais. Todos nós queremos que o jovem lutador desaparecido parta para a grande noite como um vitorioso. E é assim que o saudamos.”

O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: “Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!” Schimidt então selou a fusão: “O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?”. A partir dessa data, começou o procedimento para a fusão dos clubes, nascendo então o Botafogo de Futebol e Regatas.

Com a fusão foram feitas apenas três alterações - a bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do CRB e ganhou a estrela solitária do Botafogo Football Club, a equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto com uma estrela branca ao alto.

Nos anos 30, durante a cisão entre amadores e profissionais, o Botafogo conquistou o único tetra do Campeonato Carioca, representado por quatro estrelas acima do escudo no uniforme do time. Em 8 de dezembro de 1942, o Botafogo Football Club e o Clube de Regatas Botafogo se fundem, dando origem ao Botafogo de Futebol de Regatas. Incorpora o distintivo com a estrela solitária. O primeiro título veio seis anos depois, em 1948, derrotando em General Severiano o lendário "Expresso da Vitória" do Vasco da Gama. Em 8 de dezembro de 1942, os dois Botafogos decidiram unir forças. Estava fundado o Botafogo de Futebol e Regatas.