Saltar para o conteúdo

Pânico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 02h12min de 19 de janeiro de 2005

Pânico é um sentimento acachapante de medo e ansiedade. É um medo repentino e uma ansiedade sobre eventos antecipados.

Também pode se referir ao mercado financeiro, ou à teoria de sistemas: neste caso, "pânico" é nome dado ao dispositivo de um sistema de segurança que provê ao operador a habilidade de fazer disparar uma sirene e, frequentemente, parar o sistema. O dispositivo de "pânico" é frequentemente iniciado através do pressionamento de um botão visível e de fácil acesso, mas que não possa ser acionado acidentalmente com frequência.

O pânico é um grave problema em situações militares. Há uma série de treinamentos dados a sargentos para evitar que tropas sob seu comando entrem em pânico: por exemplo, recolhimento de mortos e feridos da vista dos soldados (especialmente se as baixas forem de seus companheiros de armas), instilação de moral, etc.

Do lado oposto do campo de batalha, há batalhões especializados em gerar o pânico nas fileiras inimigas. Conseguem isso através de auto-falantes (tocando músicas e sons irritantes, como de crianças chorando, cães latindo, etc). Esse tipo de tática ocorreu com frequência na segunda guerra mundial.

Nos tempos modernos, a busca de pânico no inimigo foi parte integrante de uma estratégia declarada das tropas americanas na Terceira Guerra do Golfo. Na ocasião, essa estratégia foi chamada "Shock and Awe" (Choque e Pavor), e foi bem-sucedida no campo de batalha (as tropas iraquianas desistiram de lutar antes que os combates se iniciassem).