Saltar para o conteúdo

E-mail: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sistema (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 08h38min de 28 de dezembro de 2002

Este recurso possibilta a troca de mensagens e arquivos de forma rápida e versátil. Significa eletronic mail (correio eletrônico), e o usuário que recebe as mensagens/arquivos deve baixá-las de sua caixa postal. Um endereço de e-mail é composto da seguinte forma: login@servidor.extensão, ex.: contato@midiaindependente.org.

Enviar mensagens para outros usuários é um dos recursos mais utilizados na Internet. Mesmo quem há muito deixou de escrever cartas para amigos, recupera o prazer de uma hora para outra utilizando o correio eletrônico.

Além de barato, não precisa por selos como costuma ser pelo correio, é muito mais rápido e chega em outro país com extrema facilidade e rapidez, bastando para isso que esteja com o seu programas de enviar mensagens, devidamente configurado e com o endereço de e-mail da pessoa ou empresa completo e correto.

O e-mail foi inventado em 1971 por um engenheiro de computação americano chamado Ray Tomlinson, que trabalhava na Bolt Beranek e Newman (BBN), a empresa que fora contratada pelo Departamento de Defesa dos EUA para implantar a ARPANET.

Nessa época, a Rede tinha apenas 15 computadores interligados e Tomlinson desenvolvera um programa chamado SNDMSG, que já continha os princípios básicos do e-mail: enviava um texto para uma caixa postal de outra pessoa. Essa "caixa postal" era, na verdade, também um arquivo de texto e a nova mensagem apenas acrescentava um novo trecho ao texto que lá se encontrava antes, sem poder apagá-lo ou sobreescrevê-lo.

Mas o SNDMSG funcionava apenas no âmbito local, e Tomlinson decidiu adaptá-lo para funcionar entre diferentes nós da Rede. Para distinguir os endereços locais dos externos, o engenheiro decidiu que estes últimos teriam que ter o símbolo @ entre o nome do usuário e o nome do computador onde se situava a sua caixa postal. Sem saber, ele acabava de criar o ícone que viria a simbolizar toda a Internet.

O primeiro e-mail enviado na história foi um teste de Tomlinson. Seu texto foi algo como QWERTYUIOP e a mensagem foi enviada por Tomlinson para ele mesmo, através da ARPANET. Mas, fisicamente, os dois computadores estavam lado a lado: eram duas máquinas BBN que apenas tinham conexão através das ARPANET para, assim, facilitar os testes. Dois anos depois, cerca de 75% do tráfego da ARPANET já era de e-mail. Para enviar uma mensagem a outro utilizador basta saber qual é o seu endereço de e-mail e para receber mensagens basta possuir um endereço de e-mail. Os fornecedores de acesso Internet oferecem, normalmente, um ou mais endereços de e-mail aos seus utilizadores.