Saltar para o conteúdo

Engenharia de minas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Engenharia de minas
(Sem diferenças)

Revisão das 23h57min de 28 de agosto de 2004

Engenharia de Minas

Informações - O engenheiro de minas localiza as jazidas, analisa o minério encontrado, elabora e executa o projeto de extração e de beneficiamento, planeja os recursos necessários a todas as etapas dessas operações.

Formação - Engenheiro de Minas

Período de formação – 5 anos.

Níveis - Superior (Graduação, Extensão e Tecnologia), pós-graduação: Mestrado (Especialização, Mestrado) e Doutorado.

Currículo - Matemática, Física, Química, Mecânica, Processamento de Dados, Desenho, Eletricidade, Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Topografia, Geologia Geral, Geologia Econômica, Mineralogia Petrografia, Sistemas Mecânicos, Pesquisa Mineral, Lavras de Minas, Tratamento de Minérios, Economia Mineral, Mecânica de Rochas.

Áreas de atuação - Indústrias extrativas e metalúrgicas; joalherias e empresas de consultoria; instituições científicas e órgãos de pesquisas; construção civil.

Traços que favorecem o profissional - Equilíbrio emocional, ou "Inteligência" emocional, aptidão para lidar com coisas concretas e abstratas, capacidade de concentração, ordeiro, dedicação, criatividade, habilidade numérica, adaptação a diferentes locais e climas, interesse pelo estudo de minérios, por pesquisas tecnológicas e por atividades ao ar livre;