Saltar para o conteúdo

Fortaleza (desambiguação): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 17h06min de 6 de março de 2004

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA / HIDROGRAFIA A cidade de Fortaleza desenvolveu-se sobre suaves ondulações litorâneas, às margens do Rio Pageú. Está localizada no litoral norte do estado do Ceará e limita-se: ao norte e ao leste com o Oceano Atlântico e com os municípios de Eusébio e Aquiraz; ao sul com os municípios de Pacatuba e Itaitinga e a oeste os municípios de Caucaia e Maranguape. Recebe em sua região metropolitana 16 bacias hidrográficas,sendo as mais importantes as dos rios Ceará, Pacoti, Cocó e Maranguapinho. Juntas, elas somam uma uma extensão de 336Km2. A cidade abriga ainda sete lagoas de médio porte: Messejana, Parangaba, Maraponga, Mondubim, Opaia, Pajuçara e Jaçanaú.


RELEVO / CLIMA


A topografia suave do relevo das terras de Fortaleza permitiu um traçado ortogonal, quase perfeito, de suas ruas, especialmente das que formam o Centro de Fortaleza. Estas características a tornam uma cidade de fácil orientação para os que a visitam. O clima é predominantemente equatorial e intertropical, favorecido por suave e constante brisa vinda do mar, que proporciona uma temperatura média de 27º. As chuvas são mais frequentes nos meses de janeiro a julho, numa média anual de aproximadamente 1.600mm.


DEMOGRAFIA A área de Fortaleza é de 313,8 Km2, ocupada por uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. A densidade demográfica giram em torno de 6.818 habitantes por Km quadrado. É uma cidade que cresce verticalmente, principalmente na zona litorânea.


ECONOMIA/INFRA-ESTRUTURA Fortaleza em um comércio muito atuante e diversificado, que em nada fica a dever aos maiores centros do país. Além do comércio do centro da cidade, dispõe de 10 shopping centers que atendem aos consumidores de seus principais bairros. Sua produção industrial está basicamente centrada nos ramos de vestuário-calçados, artefatos de tecidos, couros e peles - alimentos, extração e beneficiamento de minerais não-metálicos e produtos téxteis.

A partir de 1995, turismo despontou como atividade de extraordinário crescimento. A demanda turística via Fortaleza aumentou em média, no período de 1995 a 1999, 16,5% ao ano. Os reflexos desse dinamismo fazem-se sentir positivamente na Indústria Hoteleira, nos prestadores de Serviços de alimentação, transporte e diversão e nos produtores e comerciantes de artigos regionais e de artesanato. Portanto, Fortaleza tem hoje, no Turismo, uma eficiente fonte de geração de emprego e renda.


FOLCLORE As principais manifestações folclóricas cearenses têm suas raízes na miscigenação das crenças e costumes dos brancos e negros que aqui chegaram nos primórdios de nossa povoação, com os dos indígenas que aqui já estavam. Fortaleza sempre representou para o folclore cearense um excepcional canal de divulgação. As manifestações folclóricas cearenses mais conhecidas são:

Bumba meu-boi ou Boi-Ceará - cantos e danças de culto religioso ao boi, de tradição lusuibérica.

Dança do Côco - originária dos negros. Na praia é somente para homens e no sertão é dançada aos pares.

Torém - dança indígena originária dos Tremembés.

Maracatu - de origem africana, consiste num cortejo dançante e, homenagem aos reis.

Violeiros, Cantadores e Emboladores - manifestação musical, na maioria das vezes expressando críticas sociais. É de origem tipicamente nordestina.

Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza[1]