Saltar para o conteúdo

Testemunhas de Jeová: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 01h00min de 7 de março de 2004

Quem são as Testemunhas de Jeová?

Que sabe sobre as Testemunhas de Jeová? Alguns as chamam de propagandistas cristãos, de um novo culto cristão, de uma seita cristã influenciada pelo judaísmo ou de fanáticos que rejeitam tratamento médico. Na realidade, as Testemunhas não são nada disso. Por que é que alguns pensam essas coisas a respeito delas? Na maior parte é porque receberam informações equivocadas.

Conforme mostra seu nome, as Testemunhas de Jeová dão testemunho de Jeová. Quem é Jeová? Jeová é o nome que o Deus Todo-Poderoso deu a si mesmo nas páginas da Bíblia. É um nome próprio, não um título tal como Deus ou Senhor. De modo geral, em toda a História, quem desse testemunho da glória de Deus podia ser chamado de testemunha de Jeová. — Êxodo 3:13, 15; Isaías 43:10.

De modo que a Bíblia, ao alistar uma longa linhagem de homens fiéis da antiguidade, começando com Abel, os chama de “tão grande nuvem de testemunhas”. (Hebreus 11:4; 12:1) Pessoas de destaque, tais como Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés e Davi, estão alistadas como testemunhas de Deus — como testemunhas de Jeová. Jesus Cristo é chamado de “testemunha fiel e verdadeira”. — Revelação (Apocalipse) 3:14.

O motivo de haver testemunhas

A Bíblia diz que o homem foi criado perfeito e colocado num paraíso. O Criador lhe deu a capacidade de viver para sempre, de ter filhos e de estender os limites do seu lar paradísico pelo mundo todo. Naquela época, o homem conhecia o seu Deus, e não havia necessidade de testemunhas. — Gênesis 1:27, 28.

Deus dotou o homem de livre-arbítrio, mas os nossos primeiros pais tomaram uma decisão errada. Escolheram ficar independentes dele. Portanto, embora Deus continue perfeito, justo e puro, a humanidade na Terra tornou-se pecaminosa e injusta. Não obstante, nosso santo Deus permitirá que o pecado e a iniqüidade continuem apenas por um período limitado. A Bíblia indica que estamos perto do fim deste período divinamente permitido. Para que a humanidade soubesse dessas coisas, Ele preservou a Sua Palavra — a Tora, os Salmos e os Evangelhos — até os nossos dias.

Visto que a maioria dos humanos não conhece a Deus, ele mandou que humanos fiéis dessem testemunho dele. Ele diz a tais fiéis: “Vós sois as minhas testemunhas.” (Isaías 43:10) Sobre a obra que realizam, ele diz: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações.” — Mateus 24:14.

Atualmente, mais pessoas do que nunca antes, de todas as raças, línguas e nações, examinam com sinceridade a Palavra de Deus. Descobriram que muitos costumes religiosos são de origem pagã e desagradam a Deus.

Conforme talvez saiba, alguns têm usado a religião para fins comerciais. Outros a têm usado para promover seus objetivos políticos ou para ficarem ricos às custas dos pobres. Como é que acha que tais exploradores religiosos reagem quando se lhes dá testemunho da verdade a respeito de Deus? É óbvio que eles se sentem ameaçados. Este é um motivo pelo qual você talvez ouça alguns falar mal das Testemunhas de Jeová.

Não importa quanto lhes custe isso, as Testemunhas de Jeová aderem de perto à Bíblia. Não inventaram uma nova religião. Apenas seguem o que está escrito na Tora, nos Salmos e nos Evangelhos, que são a base da religião verdadeira. Então, em que crêem? Alistam-se a seguir alguns dos seus ensinos. Leia-os e veja se eles têm o tom da verdade ou não.

Sem Trindade

A Bíblia não ensina a doutrina da Trindade. Antes, ela diz que há apenas um só Deus verdadeiro e eterno. “Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” (Deuteronômio 6:4) Ele é o Criador — eterno, todo-poderoso e sem igual. Jesus não é o Deus Todo-Poderoso. Jesus viveu na Terra como homem perfeito e morreu pela humanidade imperfeita. Deus aceitou bondosamente a vida de Jesus como resgate, e assim é por meio dele que os fiéis têm salvação. Esta é a vontade de Deus. — Lucas 22:42; Romanos 5:12.

Sem alma imortal

O que acontece aos que morrem? A Palavra de Deus diz: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” (Eclesiastes 9:5) O homem não possui uma alma imortal. Aqueles que acham que estão conversando com os mortos na realidade se comunicam com demônios. De modo similar, orações pelos mortos não beneficiam a ninguém exceto os clérigos pagos para proferi-las.

Ressurreição

A verdadeira esperança do homem é a ressurreição, sair dentre os mortos para uma Terra restaurada em condições paradísicas. Aqueles que tiverem servido a Deus serão abençoados pela sua fidelidade. Os que morreram sem terem encontrado a Deus terão então a oportunidade para isso. De modo que “há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (Atos 24:15) Apenas aqueles que Jeová considera indignos não terão uma ressurreição.

Sem inferno de fogo

Um Deus amoroso não criaria um lugar em que os mortos sofreriam eternamente. O próprio Deus descreveu a queima e a tortura de humanos como “coisa que eu não havia ordenado e que não me havia subido ao coração”. — Jeremias 7:31.

Sem destino predeterminado

Deus não escreve nada na testa das pessoas. Não há destino que predetermina nosso futuro antes de nascermos. Somos responsáveis por aquilo que fazemos, pelas escolhas que fazemos. “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” — Romanos 14:12.

Sem classe clerical

Todos os dedicados a Deus são iguais aos olhos Dele. Os verdadeiros adoradores são todos irmãos e irmãs. Deus não designou nenhuma elevada classe clerical. Jesus disse: “Todo o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido.” (Lucas 18:14) Deus julgará adversamente os que por meio da religião se elevam acima de outros. — Mateus 23:4-12.

Sem idolatria

“Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” (João 4:24) Os verdadeiros adoradores não usam ídolos.

Neutras na política

Jesus disse que seus seguidores “não fazem parte do mundo”. (João 17:16) Por isso, as Testemunhas de Jeová não interferem na política nacional ou local. Além disso, são pessoas que acatam as leis. — Romanos 13:1, 5-7.

Elevadas normas de moral

Jesus descreveu como se reconhece os verdadeiros adoradores ao dizer: “Este é o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” ( João 15:12, 13) Outro capítulo na Bíblia diz: “Os frutos do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio.” (Gálatas 5:22, 23) Os que mostram ter estas qualidades não mentem, nem roubam, nem se empenham em jogatina, nem se viciam em drogas, nem cometem imoralidade sexual. (Efésios 4:25-28) Eles amam a Deus, de modo que evitam tudo o que Deus odeia. Estes princípios governam a vida das Testemunhas de Jeová.

A aproximação do fim deste mundo

O que torna nosso tempo diferente dos outros? O cumprimento de profecias mostra que vivemos nos últimos dias deste sistema de coisas, deste mundo. (Daniel 2:44) A questão hoje é: Será que o que fazemos agrada a Deus? Deus é um só, e só pode haver uma única religião verdadeira. Esta religião não pode estar em desarmonia com a Tora, os Salmos e os Evangelhos. Portanto, temos de examinar esta Palavra.

Isto é o que as Testemunhas de Jeová fazem. Não importa qual seja a sua religião, você precisa fazer o mesmo. Ninguém pode neste respeito tomar uma decisão por você. Lembre-se: “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” — Romanos 14:12.

Ninguém nasce Testemunha de Jeová. Cada uma das Testemunhas toma a sua própria decisão. Depois de fazer uma pesquisa sincera da Palavra de Deus, o pesquisador reconhece a verdade, e nesta base ele se dedica ao verdadeiro Deus, cujo nome é Jeová. Se você quiser fazer uma pesquisa similar, queira escrever ao seguinte endereço:

Caixa Postal 92, 18270-970 Tatuí, SP

Ou visite: [1]