William E. Boeing: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: William Edward ( Bill ) Boeing ( Detroit EUA 1º de Outubro de 1881 - Seattle EUA 28 de Setembro de 1956 ) foi um pioneiro da aviação e fundador da [[Co...
(Sem diferenças)

Revisão das 20h17min de 10 de setembro de 2007

William Edward ( Bill ) Boeing ( Detroit EUA 1º de Outubro de 1881 - Seattle EUA 28 de Setembro de 1956 ) foi um pioneiro da aviação e fundador da Companhia Boeing.

Modelo de um B&W o primeiro avião da Boeing

História

William Edward Boeing nasceu na cidade de Detroit Michigan, filho do alemão Wilhelm Böing rico empesário dos ramos de mineiração e madeira. Americanizou seu nome para “William” em 1900 após retornar da Suíça onde estudou. Ingressou na Universidade de Yale no mesmo ano. Em 1903 deixou a Universidade para dedicar-se ao negócio da madeira. Adquiriu extensas áreas de extração de madeira em torno de Grays Harbor no estado de Washington.


Em 1909 na cidade de Seattle, durante a a exposição Alaska-Yukon-Pacífico, viu pela primeira vez uma aeronave em vôo. Ficou fascinado com o avião. Em 1916, Boeing entrou no negócio da aviação com George Conrad Westervelt e fundaram a Pacific Aero Products. Quando os EUA ingressaram na I Guerra Mundial em Abril de 1917, mudou o nome de sua empresa para Boeing Airplane Company. Recebeu ordens da marinha americana para produzir 50 aeroplanos. Terminada a guerra voltou a dedicar-se à aviação comercial, iniciando um bem sucedido serviço de correio aéreo.


Em 1934 foi acusado pelo governo americano de práticas de monopólio. Como conseqüencia, sua empresa foi dividida em três: United Aircraft Corporation, Boeing Airplane Company e United Air Lines. Boeing aposentou-se do negócio da aviação no mesmo ano. A partir daí e passou a dedicar-se à criação de cavalos puro-sangue.

William Edward Boeing faleceu em 28 de Setembro de 1956 em Seattle a bordo de seu iate pouco antes de completar 75 anos. Seu atestado de óbito declara como causa da morte um ataque cardíaco.