Mudança do clima: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 21h17min de 26 de setembro de 2004

[ == 'Mudanças Climáticas' ==] São muitos os pensamentos que podem contribuir para se entender as mudanças climáticas globais observadas na atualidade. Entretanto nenhum é uma teoria comprovada capaz de concluir o que realmente está provocando o aquecimento global.


• A atmosfera carregada de pó vulcânico prenderia a radiação terrestre, aumentando a temperatura na superfície da Terra. Entretanto, objetiva-se que o tamanho das partículas não é suficientemente pequeno para barrar a radiação e tais poeiras teriam que permanecer por muitos anos em suspensão, o que altamente improvável.

• Outros atribuem ao gás carbônico, que, em excesso, aumentaria a temperatura, retendo mais calor. Entretanto, nota-se em lugares que retem calor é o vapor de água. Outros dizem o contrário sobre o gás carbônico, O seu aumento na atmosfera reduziria a incidência solar e, conseqüentemente, abaixaria a temperatura.

• Há quem se refere o aquecimento global relacionado a argumentos astronômicos, ou seja, O aumento das radiações solares (devido ás variações no movimento da Terra em relação ao sol) produziria maior evaporação e, conseqüentemente, maior precipitação de neve, ao mesmo tempo em que diminuiria a incidência de raios solares na superfície terrestre pelo grande número de nuvens. Entretanto, esse movimento deveria ser cíclico, o que a geologia comprova não ter sido.

• Mudanças de correntes marinhas e do vento devido a modificações das terras emersas – continentes – placas tectônicas

• Mudanças ou deriva dos continentes aproximando ou afastando-se dos pólos. A movimentação das placas tectônicas (geofísica 2cm ano), sobre a atenosfera, ocorre algo em torno de centímetros por ano, o que poderia provocar um distúrbio na atmosfera. Os movimentos orogenéticos de formação de montanhas também poderiam estar prejudicando a circulação dos ventos.

Opinião:

John holdren, professor da Universidade de Berkeley. “Até 2010 ou 2015 o clima terá mudado tanto que a maioria das regiões do planeta já terá sido afetada. O leque de conseqüências será variado: de tempestades e furacões mais constantes e intensos á diminuição do potencial da agricultura e da pesca, incluindo a disseminação de doenças tropicais. O índice de calor aumentará consideravelmente”.

Almanaque Abril, 2003. “O desmatamento e a emissão de gases têm provocado alterações no clima mundial, e é possível que a temperatura do planeta aumente 2,5 graus Celsius no século XXI”.


Percebe-se que o assunto é tão polêmico quanto a Terra é dinâmica. A verdade é que ninguém sabe exatamente o que está acontecendo e o que pode acontecer. Que estão ocorrendo mudanças no clima é percebível, e o homem está contribuindo para isso. Entretanto, afirmar quem é o responsável seria, no mínimo, incoerente com a dinâmica da Terra.

João Mantovani - Geografia joaomantovani@yahoo.com.br