Saltar para o conteúdo

Organização: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
imported>PF38.netwaybbs.com.br
(Sem diferenças)

Revisão das 18h45min de 8 de agosto de 2003

A Organização


Natureza

A Ordem Rosacruz deve ser entendida como uma fraternidade iniciática e cultural. Como fraternidade, é um esforço de constituir uma associação de pessoas, sem qualquer discriminação, baseada na premissa filosófica-mística de que todos os seres humanos são manifestações de atributos de um mesmo e único Ser; por analogia, irmãos sob a paternidade de Deus. E é a instituição iniciática destinada a perpetuar, desenvolver e transmitir certo conhecimento sobre o universo, o ser humano e a vida e colaborar na evolução da humanidade para níveis superiores de consciência, de modo que as pessoas vivam melhor e evoluam cada vez mais, individual e socialmente.


Ensinamentos

A AMORC fornece a seus afiliados um programa de estudo individual a ser realizado em seu próprio lar, o qual tem por objetivo o desenvolvimento pessoal em: iniciativa, criatividade, entendimento e uso do poder positivo da mente, intuição (o sexto sentido), concentração, capacidade para relaxar, uso potencial energético, capacidade para vida mais equilibrada, harmoniosa saudável e produtiva, amor, compreensão e espiritualidade, etc. O programa básico está dividido em três graus de visão geral introdutória e nove Graus específicos. É fornecido em ensinamentos semanais sob forma de monografias, remetidas em lotes trimestrais pelo Correio. A leitura de cada monografia semanal, geralmente feita à noite, requer cerca de uma hora. Já nos primeiros ensinamentos do programa básico o rosacruz está habilitado a fazer uso de técnicas para resolução de problemas pessoais, inclusive de saúde, e para auxílio eventual a outras pessoas. A AMORC continua a fornecer monografias para leitura quinzenal além do Nono Grau, propiciando mais tempo para as aplicações e os exercícios práticos.


Estrutura

A AMORC, organização de âmbito mundial está dividida em jurisdições idiomáticas tradicionalmente denominadas Grandes Lojas. Cada uma delas é dirigida por um rosacruz que o ocupa o cargo de Grande Mestre e por uma junta de diretores. Os rosacruzes de língua portuguesa são afiliados à Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa (GLP), situada no Brasil em Curitiba, Paraná.

A Ordem está assim estruturada: A Suprema Grande Loja é o órgão dirigente internacional que estabelece os princípios fundamentais de atuação da Ordem Rosacruz em todo mundo. As Grandes Lojas são jurisdições para os diversos idiomas do mundo. As Lojas são organizadas e mantidas por rosacruzes de cada localidade e supervisionadas pelas Grande Lojas, para fins de estudo conjunto do misticismo rosacruz, desenvolvimento das atividades da Ordem Rosacruz e confraternização geral. Resultam do desenvolvimento de organismos menores denominados Pronaoi e Capítulos. Estes e as Lojas são genericamente denominados Organismos Afiliados. Na base da estrutura da AMORC estão os estudantes rosacruzes que além de trabalharem para seu desenvolvimento pessoal, realizam através do serviço voluntário as atividades da Organização dentro dos princípios sistema e ordem.


Nome

A sigla AMORC é a abreviatura da denominação completa da Ordem: Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis.

Antiga porque a Ordem Rosacruz deriva de um empenho de estudo do ser humano , do universo e da vida, que teve início no Egito Antigo, há mais de 30 séculos.

Mística porque a filosofia da Ordem Rosacruz assenta sobre a busca do conhecimento direto mediante processos psíquicos que ultrapassam as funções intelectuais. Sua característica básica é a experiência pessoal da Divindade, sem qualquer mediação. Acredita que no âmago do ser humano está a chave que o reúne a Deus. Esta essência do Ser Cósmico que está presente no âmago do ser como potencial infinito de inteligência, poder e comunhão é o que busca desenvolver.

Rosae Crucis é uma expressão latina que significa "da Rosa-Cruz"


Rosacruz

É o termo composto que designa o símbolo fundamental da Organização, uma cruz dourada com uma única rosa rubra entreaberta no centro. Não tem conotação religiosa.

A Cruz representa as vicissitudes da vida humana no mundo;

A Rosa representa a evolução do ser humano mediante essas vicissitudes.