Saltar para o conteúdo

Edward Gibbon: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 14h07min de 26 de março de 2004

Edward Gibbon (27 de Abril de 1737 - 16 de Janeiro de 1794) foi um grande historiador, autor da "História do declínio e queda do Império Romano".

Ele nasceu em Putney, perto de Londres, numa família relativamente (não desproporcionadamente) rica. A sua família tinha uma propriedade em Hampshire. Ele foi filho único e após a morte da sua mãe quando ele tinha 10 anos, foi educado por uma tia. Teve uma saúde precária em criança. Quando tinha 14 anos, o pai enviou-o para a universidade de Oxford.

O seu pai ficou alarmado quando o jovem Gibbon começou a dar sinais de simpatia pela igreja católica. Eram os tempos das controvérsias religiosas de Oxford (uma universidade onde os católicos tiveram alguma influência).

Neste tempo, a religião católica em Inglaterra era reprimida. Para um digno senhor inglês, a conversão ao catolicismo no séc XVIII acarretaria implicações significativas para o resto da vida. Muitas portas se lhe fechariam no futuro. Para evitar esta ocorrência, o pai de Gibbon retirou-o da universidade e enviou-o para o senhor M. Pavilliard, pastor protestante e tutor privado em Lausanne, Suíça.


Livros

A história do declínio e queda do império romano (1776-1788)