Saltar para o conteúdo

Video: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 05h08min de 15 de outubro de 2004

Video Digital

O vídeo digital é uma tecnologia recente em nossa época mas, já vem se mostrando uma linguagem promissora no campo da artes visuais. Seja através da criação sintética, a animação ou tratamento visual, a imagem do vídeo vem determinar uma mudança fundamental na nossa forma de percepção, possibilitando maior liberdade de criação para o trabalho com a imagem.

O tratamento de imagens filmadas em vídeo pelo computador coloca o artista num horizonte de possibilidades entre as quais está a desreferenciação da imagem. O referente da imagem deixa de ser a realidade e passa a se constituir na própria materialidade do meio, numérica, cujo constituinte básico é o pixel.

O pixel - picture element, permite a manipulação estrutural de imagens de vídeo em seus valores de cor, forma, luminosidade, tamanho, etc, isoladamente e em movimento. Assim a imagem do vídeo digital deixa de lado a exploração consciente e naturalista da figura clássica e se define na direção da desintegração e da abstração das formas, onde realidade e imaginário se confundem.

Com o vídeo digital as imagens deixam de ser "fechadas" e se abrem para a manipulação de seus elementos deixando de lado a idéia da imagem como retrato da realidade e se torna o que realmente é: imagem, nada mais que imagem. O resultado são imagens plásticas, abstratas, imaginárias, mentais, geradas a partir da junção da memória humana com a memória do computador.

A característica híbrida da imagem digital enriquece o vídeo que depois de inserido no computador tende a absorver outras mensagens como fotografias, animações, grafismos, som, textos, objetos interativos. Pela capacidade do computador de codificar tudo o que pode capturar, o real, o imaginário, todas as imagens da história são convertidas para um discurso novo, espaço-temporal próprio do vídeo. O vídeo digital pode, então, ser visto como uma linguagem em potencia, uma vez que permite a convergência e releitura de todas as outras linguagens.

A vídeo arte digital promove a junção de arte e ciência se constituído num meio de expressão contemporâneo com resultados inovadores no nosso sistema audiovisual como um todo, sendo capaz de gerar novos sentidos e articular novos significados.

Apesar de sua maior complexidade, produzir um trabalho com as novas imagens tecnológicas não fica longe do modo de produção com instrumentos e técnicas artesanais. Cabe ao artista conhecer sua linguagem e suas possibilidades criativas, indo ao encontro de sua própria poética. Faz-se necessário imergir, experimentar e interagir com essa linguagem para fazer brotar desse meio uma nova iconografia, um novo imaginário.