Saltar para o conteúdo

Sega Megadrive: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 00h03min de 17 de outubro de 2004

SOBRE O MEGA DRIVE

O Mega Drive foi um excelente console de 16 Bits, com uma história meio longa. Ele foi criado quando a Sega viu que o Master System não conseguia superar o NES, da Nintendo. Já em outubro de 1988, o Mega Drive nasce no Japão, com dois grandes jogos: Super Thunderblade e Space Harrier 2.

O que fazia os jogos terem essa boa qualidade é o processador Motorola 68000 de 7.6 MhZ. Em setembro de 1989, o Mega Drive chega à América do Norte, recebendo o nome de Genesis. Como nos EUA eram muito populares jogos de esporte, como John Madden e NHL Hockey, o Genesis acabou por fazer um grande sucesso lá. E em 1990, o Mega Drive chega à Europa e ao Brasil.

Os jogos da Disney eram comuns entre os usuários do Mega Drive/Genesis, como Castle for Illusion. Mas naquele tempo o Mega Drive já estava com boas vendas, e estas melhoraram ainda mais no ano de 1991, quando o jogo Sonic the Hedgehog foi lançado. Tanto que este ouriço azul, além de ter se tornado mascote da Sega, ganhou outros jogos, desenhos animados, e muitas outras coisas. Ninguém resistia ao Mega Drive e o comprava.

Ainda em 1991, nasce um dos primeiros acessórios especiais para o Mega Drive. É o Mega CD, que ficou conhecido na América do Norte e no Brasil como Sega CD. Mas este não teve um bom êxito, por razões obscuras. Este era um aparelho que ao ser conectado no compartimento de expansão do Mega Drive, permitia a leitura de jogos em CD.

E o fato do jogo Sonic the Hedgehog ter levado o Mega Drive ainda mais para frente no sucesso e nas vendas fez com que a Nintendo com seu Super NES não conseguisse superar a Sega, mesmo com o lançamento do jogo Super Mario World, que é comum entre fãs da Nintendo. A Sega levou vantagem com isso por muitos anos.

É lógico que em 1992, o sucesso com o ouriço Sonic continua e é lançado o jogo Sonic the Hedgehog 2, o qual faz o sucesso do Mega Drive crescer mais e mais, tanto que foi apoiado por uma campanha de marketing conhecida como Sonic Twosday.

Aqui no Brasil, o Mega Drive chegou pela Tec Toy (representante brasileira da Sega), com o jogo Altered Beast. Mas depois de algum tempo, a Tec Toy faz uma versão do Mega Drive 1, na qual o cartucho incluido era Sonic the Hedgehog, e foi renomeado Mega Drive II.

Já em 1994, o Mega Drive/Genesis ganha uma nova versão: Mega Drive 2 (Europa e Japão) ou Genesis II (América do Norte). Esta é a mais conhecida versão do Mega, pois é pequena e não tem a entrada do fone de ouvido. Mas esta versão não tem nada a ver com o Mega Drive II Nacional. O nacional na verdade é o Mega Drive I (que apenas foi renomeado), e aqui no Brasil, o VERDADEIRO Mega Drive 2 ficou conhecido por Mega Drive III.

No ano de 1994 nascem duas coisas novas: o Sega CD II (o de tampa) e o 32X, um add-on de 32 bits que era inserido na entrada de cartuchos do Mega Drive para dar melhorias nele e no Sega CD, caso ele estivesse conectado também. Mas o 32X não teve um bom êxito, assim como o Sega CD, pois foi lançado junto com o Saturn, e isso atrapalhou as vendas.

Aqui no Brasil, o Mega Drive sempre atraiu fãs, e atrai até os dias de hoje. Foram lançados aproximadamente 1200 títulos no mundo inteiro, totalizando quase 2000 incluindo os de Sega CD e 32X, pois estes dois aparelhos são partes integrantes do Mega Drive/Genesis. E em 1997, a Sega descontinuou o Mega Drive oficialmente, ainda que ele é produzido aqui no Brasil pela Tec Toy. O Mega Drive foi considerado a "galinha dos ovos de ouro" da Sega, pois ele é quem rendia bons lucros a empresa.

Eis os jogos que recomendo: Sonic the Hedgehog, Columns, Super Hang-On, Streets of Rage, Golden Axe, Revenge of Shinobi, Fifa 95, Ayrton Senna's Super Monaco GP II, Lion King, Cool Spot, Power Rangers the Movie e Fatal Fury. Esses e outros jogos você acha na seção de Emuladores e Roms.