Saltar para o conteúdo

Macromedia Flash Remoting: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 20h16min de 18 de outubro de 2004

Olá, meu nome é Thiago Maciel, sou especialista em integração entre o Flash e aplicações server-side e estarei apresentando a vocês uma poderosa ferramenta que nos auxiliará nesta integração, o Macromedia Flash Remoting MX. Então, vamos a um Briefing:


O que é o Flash Remoting?

Bom, o Flash Remoting nada mais é que um gateway¹ entre o Flash e tecnologias server-side, como por exemplo, um componente ou uma página ColdFusion, uma aplicação em um servidor Java, uma página ASP.NET, ou um Web-Services.

O que isso significa? Significa que, com algumas linhas em ActionScript estaremos interagindo o Flash com um servidor ColdFusion, .NET, J2EE e Web-Services tirando o máximo proveito de estar usando um front-end super amigável como o Flash e em back-end estarmos usando poderosas aplicações, tudo isso em tempo de execução e sem troca de páginas.

Este conceito utilizando o Flash com aplicações server-side é o que hoje chamamos de RIA (Rich Internet Applications, ou Aplicações Ricas para Internet), ou seja, com o FRMX, você estará criando RIA's!


Quais são as vantagens do FRMX?

Você deve estar pensando que existem outras formas de conectar o Flash com aplicações externas, como passando dados através de XML com XMLSocket, LoadVars, getURL certo? Certo, mas por que o Flash Remoting é melhor? Bom, vou listar aqui algumas vantagens de usar o FRMX:

  • Com o FRMX você não vai precisar se preocupar em converter os dados para XML, ou outras formas para que os dados sejam interpretados e depois convertê-los novamente para que possa manipular esses dados no Flash, ele transmite e recebe os dados de forma que você não precise se preocupar com conversões, tornando-se de fácil manipulação e diminuindo o tempo de desenvolvimento da aplicação.
  • O FRMX faz com que todas as informações entre o Flash e os serviços externos sejam transmitidos usando o Action Message Format (AMF). O AMF é um formato binário modelado no formato SOAP (entrarei em detalhes posteriormente), fazendo com que aumente a velocidade e segurança da informação.
  • Com novo API para ActionScript 2.0 o FRMX te dá muito mais poder e maleabilidade, fazendo aplicações ainda mais robustas que a versão antiga utilizando o ActionScript 1.0, recebendo agora, o nome de Flash Remoting MX 2004.

Estas são apenas algumas das vantagens dessa poderosa ferramenta da Macromedia, o Flash Remoting MX.


Para maiores informações sobre o produto, visite seu Developer Center em [1]