Faceta (estética)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Facetas estéticas são procedimentos odontológicos destinados a recobrir os dentes para melhorar sua estética e função. Podem ser confecionadas em resina fotopolimerizável ou em porcelana.

As facetas em resina fotopolímeromerizável são feitas diretamente sobre os dentes, no próprio consultório do dentista, sem a necessidade de moldagens e nem de desgastes significativos da estrutura dental. Facetas de resina fotopolímeromerizável também podem ser feitas a partir de moldagens da boca do paciente e confeccionadas em laboratório para serem posteriormente cimentadas. As facetas fotopolimerizáveis aceitam reparos posteriores, sendo que, caso haja alguma fratura ou infiltração, basta corrigir a parte afetada, não sendo necessária a sua substituição total. Já as facetas de porcelana exigem desgastes do esmalte dentário e moldagens que são enviadas aos laboratórios de prótese, onde são confeccionadas. Posteriormente são devolvidas ao dentista que as cimentará sobre os dentes do paciente. As facetas de porcelana não são passíveis de reparos: caso sofram alguma fratura ou infiltração deverão ser totalmente substituídas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Odontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.