Saltar para o conteúdo

Gato de pelo curto brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gato pêlo curto brasileiro)
Gato de pelo curto brasileiro
Gato de pelo curto brasileiro
Gato de pelo curto brasileiro adulto
Nome original Gato de pelo curto brasileiro
Outros nomes Brazilian shorthair
País de origem  Brasil

O gato de pelo curto brasileiro é uma raça de gato originária do Brasil. Foi a primeira raça de gatos brasileira a ser reconhecida internacionalmente através da World Cat Federation (WCF) em 1998, sendo antes considerado vira-lata.[1] Descende da espécie gato-bravo,[2] trazida ao país pelos europeus desde o início da colonização, com fins de proteger o alimento de ratos.[3]

Características físicas

[editar | editar código-fonte]
Um Pelo curto brasileiro de pelagem dourado

No Brasil, desenvolveu seu próprio padrão, pelo qual não é mais enquadrado na categoria Keltic Shorthair. O pelo é bem deitado junto ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais a largura da base, bem colocadas. Os olhos ligeiramente oblíquos e o nariz da mesma largura da base até à ponta. Peito largo, pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também de tamanho médio. O corpo é forte, musculoso, sendo levemente menos robusto que o pelo curto europeu. O aspecto geral é de um gato muito ágil e elegante. Não tão esguio como o siamês e o oriental, nem tão corpulento como o gato persa e os gatos europeus.[4] O rabo, de comprimento médio, é grosso na base e afina até a ponta.

Assim como ingleses e americanos transformaram gatos de rua em gatos de raça, surgindo, assim, o British Shorthair (britânico de pelo curto) e o American Shorthair (americano de pelo curto); por ter uma tipologia padrão, nosso gato de rua também mereceu reconhecimento como raça.[5]

O pelo curto brasileiro é originário dos gatos aqui introduzidos pelos europeus por ocasião da colonização do país.

Bastante conhecido em todo o Brasil, estes animais têm suas origens entre os gatos europeus introduzidos no país na época da colonização. Reconhecido como raça no Brasil, e já conquistando renome internacional, a história do pelo curto brasileiro teve início em 1985, por iniciativa da Federação Brasileira do Gato. Provavelmente, o principal motivo do sucesso desta raça é o excelente temperamento. Sempre ativo e ágil, brincalhão e apegado ao dono, apesar da independência natural, é além de tudo um gato extremamente inteligente.[2] A mistura de raças e a necessidade de sobreviver nas ruas conferiu a estes gatos uma saúde excelente.

O pelo curto brasileiro é um gato forte, a pelagem é curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem. O temperamento é brincalhão, alegre, ativo e muito apegado ao dono, inteligente e aprende as coisas com facilidade, excelente caçador, resistente a doenças, amistoso e apegado ao dono, mas se não encontrar carinho e afeto onde vive, pode procurar outro lugar para viver.

Exemplar bicolor

A Federação Brasileira do Gato está dando registro inicial (RI) para os exemplares que se aproximam do padrão da raça e também registro definitivo (LO) para os que conseguirem determinado número de títulos em exposições ou forem provenientes de gerações cruzadas segundo determinadas regras.

Para obter o registro, é só apresentá-los para exame na FBG.

A raça pelo curto brasileiro é a primeira raça brasileira de gatos a obter reconhecimento internacional, apesar de ainda não ser reconhecido pela FIFé, organização pela qual Portugal se rege.

Descendente dos gatos introduzidos no Brasil pelos colonos, o pelo curto brasileiro passou por uma variedade de transformações até chegar à conformação actual. Existem ainda poucos criadores dedicados ao Pelo Curto Brasileiro. Isto deve-se não só ao facto de a raça ainda não ser reconhecida por todas as grandes associações internacionais de felinos, mas também porque a linhagem destes gatos desenvolve-se ainda naturalmente, nas ruas, no seu país de origem, o que torna difícil que uma criação selectiva possa encontrar compradores e vingar.

Uma fêmea dormindo

O gato desta raça é afetuoso ao ponto de sempre estar acerca do dono e segui-lo para todo o lado. Contudo não é um gato de um só dono. Gosta de companhia e por isso gosta de todos com quem partilha a casa, ativo, dócil e amigo. As suas necessidades de atenção são elevadas e, caso não sejam satisfeitas, pode-se tornar num gato irritável ou arisco.

O Pelo Curto Brasileiro é um gato inteligente e brincalhão.

Filhote com pelo malhado


Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre gatos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.