Kandy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Cidade Sagrada de Kandy *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Zahntempel Kandy.jpg
Templo do Dente de Buda
País Sri Lanka
Critérios (iv)(vi)
Referência 450
Coordenadas 7° 17′ N 80° 38′ E(Província Central, Sri Lanka)
Histórico de inscrição
Inscrição 1988  (12ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Kandy
Cidade e lago de Kandy

Kandy (ou Cândi[1] ) é uma cidade do Sri Lanka, conhecida como a capital das montanhas. Situa-se a 115 quilômetros de Colombo. A cidade destaca-se pela sua beleza e por ser o coração do budismo. No meio das ruas e bazares sempre animados, se localizam o Mercado Municipal, o Centro das Artes e Artesanato e o Dalada Maligawa, conjunto arquitetónico formado por pavilhões cor de rosa com tetos vermelhos onde encontra-se o Templo do Dente de Buda, principal centro religioso dos budistas. No mês de julho, Kandy enche-se de vida durante o festival que ali se celebra com milhares de peregrinos, elefantes magnificamente adornados, dançarinos, acrobatas e milhares de luzes.

Edificio vitoriano em Kandy

A relíquia guarda-se num cofre rodeado de outros seis pequenos cofres em um santuário, protegido por cristais. Ao lado do Dalada Maligawa, estão o Museu Nacional e o Museu Arqueológico.

Além do Templo do Dente de Buda, destacam outras construções religiosas como o Templo de Kataragama, o Templo de Vishnu, o de Pattini, o de Natha Devala do século XIII, o Mosteiro de Asigiriya com uma interessante biblioteca e o Mosteiro de Malwata de finais do século XVI e com uma sala de cabido com tetos pintados.

Referências

  1. Darmapada: a doutrina budista em versos. Tradução de Fernando Cacciatore de Garcia. Porto Alegre, RS. L&PM Editores. 2010. p. 7.