Les Chauves-Souris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Les Chauve-Souris)
Ilustração do livro, por Antonio de La Gandara.

Les Chauves-Souris (Os Morcegos) é o título da primeira coleção de poemas publicado por Robert de Montesquiou. Este é um dos livros pelos quais o conde continua sendo mais lembrado. Recebido entre crítica severas e louvores extasiados, a obra não deixou de passar despercebida e fez grande furor nos salões mundanos da época.

Montesquiou, grande admirador dos escritores irmãos franceses Goncourt, ofereceu-lhes uma edição super luxuosa. Impressionado pelo tamanho e o luxo do livro, Edmond de Goncourt (1822-1896) registrou um comentário bastante reticente nos seus diários quanto à qualidade literária do escritor: "(O livro) é louco, sem sombra de dúvidas, mas não sem inteligência, e muito menos sem talento. […] Oh! meu Deus! se Montesquiou-Fezensac fosse um boêmio como Villiers de l' Isle-Adam (1838-1889), era um frequentador de cervejaria, encontrar-se-ia aí talvez um poeta extraordinário. Mas ele nasceu bem, é rico, e pertence à elite. Nao se encontrará aí senão o barroco."

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mendès, Catulle. Le mouvement poétique française de 1867 à 1900. Paris, Fasquelle, 2ª ed., 1901.
  • Billy, André. Vie des frères Goncourt : précédant le Journal d'Edmond et Jules de Goncourt, Vol. 3. Les Editions de l'Imprimerie Nationale de Monaco, 1956