Beechcraft MC-12 Liberty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MC-12 Liberty)
MC-12 Liberty
Beechcraft MC-12 Liberty
Visão geral
Fabricante Beechcraft
Modelos relacionados Beechcraft King Air

Beechcraft Super King Air Beechcraft 1900
Beechcraft RC-12

Dimensões
Comprimento 13,34 m
Largura 16,61 m
Altura 4,6 m

O MC-12 Liberty é um avião bimotor turboélice operado por elementos do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC), incluindo a 137ª Ala de Operações Especiais da Guarda Nacional Aérea de Oklahoma.

A aeronave é pilotada no papel de Vigilância e Reconhecimento de Inteligência de nível médio a baixo (ISR) em apoio à contra-insurgência (COIN), Defesa Interna Estrangeira (FID) e operações de construção de parcerias.

O Liberty tem a capacidade de voar por longos períodos no campo de batalha e reunir inteligência. Os seus sensores avançados permitem-lhe reunir padrões de vida (POL) de inteligência, bem como encontrar e fixar forças inimigas. As ligações de voz e dados permitem aos dois operadores de sensores da Liberty integrarem-se com elementos terrestres amigáveis.

O MC-12W é uma versão militarizada do avião civil Beechcraft Super King Air 350. As modificações incluem um equipamento de comunicações seguro que inclui linhas de visão e ligações de dados via satélite, bem como comunicações por voz. O pacote comms inclui uma célula de exploração terrestre que permite que os dados do conjunto de sensores do MC-12W sejam partilhados com comandantes em terra. Estes sensores incluem um sistema Wescam MX-15 que inclui um conjunto de câmaras electro-ópticas e infra-vermelhas. O MX-15 pode ser aumentado com um designador laser, permitindo ao MC-12W fornecer orientação terminal para munições guiadas a laser.

O MC-12W foi desenvolvido no âmbito do programa Project Liberty, uma iniciativa de 2008 para aumentar rapidamente os meios de vigilância aérea disponíveis para as operações COIN no Afeganistão e Iraque.

A aeronave pilotou a sua primeira aeronave de combate no Iraque em Junho de 2009. O MC-12W pilotou desde então um grande número de missões tanto no Afeganistão como no Iraque. Os operadores incluíram o 361º Esquadrão de Reconhecimento Expedicionário, o 4º Esquadrão de Reconhecimento Expedicionário e a 9ª Ala de Reconhecimento.

Quando o Comando de Combate Aéreo da USAF se desapossou do tipo de aeronave em 2014, vários MC-12Ws foram transferidos para o Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC), incluindo o recém-criado 137º SOW do Oklahoma ANG.[1]

Especificações MC-12W[editar | editar código-fonte]

  • Tripulação: 2 Pilotos, 2 Operadores de Sensor
  • Central Eléctrica de Motores: 2 x Pratt & Whitney Canada PT6
  • Dimensões da envergadura de asa: 17,65 metros
  • Comprimento: 14,22 metros
  • Altura: 4,37 metros
  • Peso máximo de descolagem: 16,500 lbs
  • Alcance: 2.400 milhas náuticas
  • Tecto de 35.000 pés
  • Velocidade: 312 Kts ou 572 Km/h

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «MC-12W Liberty - USAF Special Operations». www.americanspecialops.com. Consultado em 17 de abril de 2022