Mortal Kombat (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mortal Kombat
Mortal kombat snes.jpg
Capa do jogo para Super Nintendo
Produtora Warner Bros. Interactive Entertainment
Editora(s) Midway Games
Plataforma(s)
Conversões/
relançamentos
Super NES, Mega Drive, Amiga, Game Gear, Game Boy, Sega Master System, MS-DOS, PlayStation 2 e Xbox (com Mortal Kombat: Deception Premium Pack), PSP (em Midway Arcade Treasures: Extended Play), Telefone celular
Data(s) de lançamento 1992
Gênero(s) jogo de luta
Modos de jogo Single player, multiplayer
Número de jogadores 1 ou 2
Classificação Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Controles joystick de 8 direções, 5 botões (HP, LP, BLOCK, HK, LK)
Hardware
Sistema Midway Y Unit/Midway T Unit
Gabinete Vertical
Vídeo Raster, horizontal

Mortal Kombat foi o primeiro jogo da famosa série de jogos de luta Mortal Kombat, criada pela Midway Games. Mortal Kombat é um jogo de luta lançado nos arcades em 1992, que depois teve suas versões caseiras lançadas pela Acclaim Entertainment.

Baseado no estilo gráfico de Pit-Fighter, o jogo exibia gráficos digitalizados de atores reais, tornando-os muito realistas, ao contrário de outro sucesso da época como Street Fighter 2. As características mais marcantes do jogo com certeza eram os fatalities e a violência.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Após escolher entre sete jogadores possíveis, o jogador enfrenta sete batalhas simples mais três duplas antes do subchefe Goro, seguido pelo feiticeiro chefe Shang Tsung, encerrando o jogo. Ao final, mostra-se um desfecho da história do personagem escolhido.

Cinco botões são usados, o mais inovador sendo o "block", que permitia bloquear o ataque adversário.

O jogo diferenciava-se por gráficos digitalizados com atores (em oposição às animações de Street Fighter), muito sangue e os inovadores Fatalities, golpes utilizados quando o adversário fora subjugado para matá-lo de maneira sangrenta.

O Torneio[editar | editar código-fonte]

O torneio chamado Mortal Kombat ocorre de geração em geração. O primeiro torneio foi realizado há dez séculos passados do nosso tempo atual.

O torneio era uma forma de conquista legítima entre reinos e realidades paralelas, criado pelos Deuses Anciãos. Como a Terra era a próxima a ser conquistada, era preciso que o representante oficial do plano terreno vencesse 10 vitórias consecutivas. Nesse caso, a Terra já havia perdido 9 sendo este Mortal Kombat o último para que o feiticeiro Shang Tsung e seu Imperador conquistassem o planeta.

História[editar | editar código-fonte]

O torneio Shaolin de artes marciais foi por muito tempo uma competição de honra e glória. Guerreiros de todas as partes do mundo eram convidados a participar. Shang Tsung era um desses guerreiros. Quando ele entrou no torneio imediatamente ganhou o título de Grande Campeão. Mas sem o conhecimento do Monge Shaolin que era o anfitrião do torneio, cada vitória de Shang Tsung lhe dava um poder sombrio e destrutivo. Shang Tsung era amaldiçoado por seus deuses e para agrada-los precisava não somente tirar a vida do oponente, mas também a sua alma.

Através desse ritual Shang Tsung pôde manter sua juventude. Até a chegada de Kung Lao, um poderoso e nobre guerreiro Shaolin. Sua força e velocidade provaram ser muito para o confiante Shang Tsung. Kung Lao ganhou a luta e o título de Grande Campeão que Shang Tsung tão desesperadamente possuía. Anos depois, depois da misteriosa morte de um dos três Grand-master, Shang Tsung retornou, misteriosamente envelhecido e enfraquecido por fracassar em agradar seus deuses. Shang Tsung trouxe Goro. Sua velocidade e força eram incríveis. Ele enfrentou Kung Lao, mas, apesar de Kung Lao lutar bravamente Goro provou ser melhor e o derrotou. Para esse torneio antigo sua vitória marcou o fim de uma era...

Agora, 500 anos se passaram depois da vitória de Goro contra o grande Kung Lao, Goro já acumulou nove vitórias seguidas faltando apenas uma vitória para Shang Tsung conquistar o reino da terra e entregar a humanidade como prêmio ao seu Imperador.

Para isso, o Templo da Ordem da Luz treinou desde criança o monge Liu Kang. O grande lutador cresceu acreditando que era a esperança de salvação da Terra. Seu grandmaster Bo'Rai Cho o ensinou nas melhores práticas das artes marciais. Tendo a alma protegida pelo lendário deus do trovão, Raiden, Liu Kang aguarda para se encontrar com o poderoso guerreiro e feiticeiro Shang Tsung e, assim, conseguir salvar a Terra neste último torneio.

Pouco tempo antes do torneio, a tenente das Forças Especiais dos EUA é levada a investigar o paradeiro do líder mercenário Kano. Descobre que ele foi convidado a particiar de um remoto torneio shaolin em uma distante ilha. Motivada pela justiça - ou seria vingança? - Sonya parte sozinha para o Mortal Kombat sem saber que, na verdade, era uma emboscada do próprio Tsung.

Ainda na América, o agente do ator de filmes de ação Johnny Cage recebe um misterioso convite para que seu cliente participe de um torneio shaolin em uma ilha. Crendo na possibilidade de aumentar sua popularidade, que já estava negativa, Cage aceita o convite feito pelo próprio Shang Tsung em troca de visibilidade caso se tornasse o grande campeão. Desprovido das verdadeiras intenções do feiticeiro, Cage mal sabia que na verdade suas chances de sair vivo da ilha eram nulas.

Utilizando ao seu favor uma rixa antiga entre os clãs de Hanzo Hasashi e Bi Han, Shang Tsung promete entregar Sub-Zero a Scorpion caso ele o ajudasse a derrotar a Terra no Mortal Kombat. Por outro lado, Tsung faz a mesma promessa para Sub-Zero, porém, de matar Scorpion e mostrar a verdadeira força dos Lin Kuei.

Imagem mostrando o menu de selecção de personagem, mostrando Kano (esq.) e Sub-Zero (drt.).

Motal Kombat foi um jogo pioneiro em muitas coisas. Teve vários rumores, lendas, bugs que foram explorados ao longo do tempo. Durante o tempo que o jogo permaneceu no auge muitas coisas eram descobertas e há quem diga que até hoje pode se descobrir "coisas" em MK 1.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Os personagens do jogo são atores reais digitalizados, aqui está o nome desses atores e o personagem que fazem em MK1. Alguns deles repetem nos MK seguintes
  • Richard Divizio: Kano
  • Elizabeth Malecki: Sonya Blade
  • Ho Sung Pak: Liu Kang, Shang Tsung
  • Carlos Pesina: Raiden
  • Daniel Pesina: Sub-Zero, Scorpion, Reptile, Ermac, Johnny Cage
  • John Vogel, um dos criadores da saga MK, ficou disfarçado de um guarda de Shang Tsung para ser incluído na fase "The Courtyard".
  • Liu Kang é baseado no ator de artes marciais Bruce Lee.
  • Os nomes dos personagens de MK são muito diferentes do que eles iriam ser inicialmente: Trom foi um nome que Dave Michicich pensou para algum personagem de MK, Ed Boon e John Tobias estiveram rindo um bocado com isso. Johnny Cage era Michael Grimm, Sub-Zero era originalmente Tundra, Shang Tsung se chamava Shang Lao e Liu Kang era Yoshitsune Minamoto.
  • No começo Jax deveria ser apresentado no primeiro Mortal Kombat com o nome de Curtis Stryker, mas, por questões de tempo, reservaram ele para o jogo seguinte.
  • Inicialmente o jogo (e o personagem Johnny Cage) seria baseado no ator Jean-Claude Van Damme, mas por motivo da falta de tempo do ator isso não foi possível. Ironicamente, Van Damme foi o ator principal do filme Street Fighter baseado no jogo de mesmo nome e concorrente direto do Mortal Kombat).
Imagem mostrando um combate entre Johnny Cage e Raiden.
  • Em uma das primeiras versões do jogo para arcade, acontecia um erro na máquina em que fazia com que as cores de dois personagens se juntassem; isso geralmente ocorria com o Sub-Zero e Scorpion, criando, então, um ninja vermelho com o nome de Ermac (abreviatura de "error macro"). Os jogadores achavam que tinham descoberto um novo personagem secreto, mas não passava de um erro do jogo. Os produtores, se aproveitando disso, acabaram colocando o Ermac como personagem jogável no Ultimate Mortal Kombat 3.
  • Raiden, o Deus do Trovão, é baseado na mitologia japonesa, porém nela Raiden é um deus-demônio com dentes afiados, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. A figura de Raiden foi baseado no filme Os Aventureiros Do Bairro Proibido(en:Big Trouble In Little China, 1986), onde aparece o Deus do Trovão. Raiden, em japonês, quer dizer "trovão e raios". Em quase todos os jogos a grafia e a pronúncia de Raiden aparece como "Raiden".
  • O personagem secreto Reptile nada mais é do que um ninja verde que combina golpes de Sub-Zero e Scorpion, sendo que as características de ter uma cabeça de réptil só seriam adquiridas posteriormente, uma vez que, quando ele tira a máscara para realizar o fatality do Scorpion, revela ter a cabeça de caveira e não a de um réptil.
  • Para lutar contra Reptile era preciso que na fase the pit o jogador vencesse com flawless victory (sem levar dano) nos 2 rounds, sem usar botões de defesa, e aplicar um fatality no final
  • *Caso você lute com Scorpion ou Sub Zero ou o oponente for um deles,se vocês se juntarem muito o Scorpion ou Sub Zero sai vermelho e parece o personagem Ermac.
  • Era possível arrancar duas cabeças no fatality de Jonhy Cage. Curiosamente contra Sonya Blade isso não funcionava e também era possível após o fatality executar o golpe "soco no saco" e apareceria outra cabeça no lugar da arrancada.
  • O fatality de Liu Kang era o único que não escurecia a tela depois de executado.
  • Lutando Raiden contra Raiden era possível um deles ficar azul, era só ser atingido pelo "torpedo" e logo em seguida executar outro "torpedo" com o Raiden que recebeu o golpe. Provavelmente um bug.
  • Era possível prender o oponente no canto do cenário se você o derrubasse e apertasse chute abaixado acontecia um bug e a máquina ficava presa.
  • No cenário warrior shirine possui estátuas de todos personagens exceto a de Sub Zero.
  • Antes de enfrentar Goro se você não executasse o fatality na dupla do endurance e ficasse mantendo seu personagem no canto e andando para trás assim que Goro aparece se você pular em diagonal você sairá da tela e aparecerá somente sua sombra e goro não poderá te acertar por um tempo.
  • Reza a lenda que a dupla mais difícil do endurance eram Sonya Blade e Sub-zero.
  • Liu Kang era o personagem mais difícil de se derrotar.
  • Naquela época Sub Zero era o ninja preferido da galera mas com passar dos anos a preferência foi mudando para Scorpion.
  • Houve um rumor dizendo que ao realizar o fatality de liu kang você poderia arrancar a cabeça do personagem se acertasse seis magias no oponente mas, na verdade não passava de uma "pegadinha" pois a máquina ao receber a quinta magia o oponente caia.
Sub-Zero realizando a sua infame "Spine Rip" em Scorpion, a "Fatalidade" favorita de Ed Boon.
  • Rumor: Se você ganhasse os dois rounds na fase goro´s lair sem perder life a caveira pendurada cairia mas na verdade isso nunca existiu.
  • Foi dito também que Raiden teria um outro fatality em que ele arremeçaria seu chapéu arrancando a cabeça do oponente mas isso também não passou de um rumor e mais tarde seria aproveitado pelos criadores para ser um dos fatalitys de Kung Lao.
  • Reptile nunca foi jogável nas versões do primeiro mortal kombat para arcade e plataformas.
  • O personagem de Shang Tsung versão velha do primeiro jogo é único que nunca foi jogável em jogos orinais da série, tanto em arcades quanto plataformas.
  • Kitana era para ser uma personagem de Mortal Kombat 1 com o nome de Kitsune, mas ela só foi inclusa em Mortal Kombat 2.
  • Na fase "The Courtyard, acima da porta direita, um dos símbolos é o desenho do "Pac-man", uma clara referência ao clássico do "Atari".

Personagens Jogáveis::

  • Sub Zero
  • Sonya
  • Scorpion
  • Liu Kang
  • Johnny Cage
  • Rayden
  • Kano

Chefes:

  • Goro
  • Shang Tsung

Personagens Secretos:

  • Reptile
  • Ermac (Não Comprovado)

Consoles[editar | editar código-fonte]

Depois de fazer muito sucesso nos fliperamas, Mortal Kombat fora lançado para consoles pela Acclaim, sob pesado marketing, incluindo dublar o lançamento "Mortal Monday" (Segunda-Feira Mortal).

Versões para consoles caseiros:

  • Sega Mega Drive (1993) - Tinha censura, mas com a ativação de um código era possível liberar todo o sangue e os fatalities.
  • Sega CD (1993) - Tinha quase a mesma qualidade dos arcades e continha também um video do comercial do "Mortal Monday", porém essa versão do jogo sofria com os tempos de carregamento.
  • Sega Master System (1993) - Quase igual a versão de Game Gear, mas tem um maior tamanho da tela,nesta versão Kano foi cortado .
  • Sega Game Gear (1993) - Quase igual a versão de Master System mas com melhores gráficos e tamanho menor.
  • Amiga (1993) - Não é censurada, tem gráficos quase iguais a do Mega Drive e tempos de carregamento de uns 4 minutos a cada luta. (Observação: Os "lifebars" são diferentes da versão de Mega Drive).
  • Super Nintendo (1993) - Versão censurada e menos violenta, e substituindo sangue por suor e modificando fatalities. Gráficos, sons e jogabilidade eram melhores que a versão para Mega Drive, mas a do console da Sega fora mais vendida por manter o sangue.
  • Game Boy (1993) - Goro é jogável, mas Johnny Cage e Reptile foram cortados.
  • DOS (1993) - A versão para PC era a mais parecida com a dos arcades.
  • Famicom (versão pirata, lançada na Ásia)
  • Sega Game Gear (1994) - Assim como o Mega Drive, é censurado, mas possui código para restaurar o sangue.
  • PlayStation 2 - Junto com o jogo Mortal Kombat: Deception, foi lançado uma edição de colecionador, que vinha com um DVD de bônus. Neste DVD havia um "making-of" e o jogo Mortal Kombat 1.
  • Xbox (2004) - Idem à versão de PlayStation 2 acima.
  • PSP - Incluído em Midway Arcade Treasures: Extended Play.
  • PC (2006) - Foi lançado em fevereiro de 2006 a conversão do jogo Midway Arcade Treasures para os PCs, que contém os três primeiros jogos do Mortal Kombat.
  • Xbox 360/Playstation 3/Playstation Vita (2011) - Estilo 2D, gráficos 3D. Desenvolvido pela Netherrealm Studios, é a nona edição da série e o primeiro a ser publicado exclusivamente sob o nome da Warner Bros.. Sem censura, indicado apenas para adultos devido à violência, possui versão em português.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mortal Kombat