Orquestra Gewandhaus de Leipzig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A Orquestra Gewandhaus de Leipzig é uma famosa orquestra alemã baseada em Leipzig. Tem esse nome graças ao teatro onde baseia-se: Gewandhaus.

História[editar | editar código-fonte]

As origens da orquestra são traçadas em 1743, quando a sociedade chamada de Concertos Grosses começou a apresentar-se em casas privadas. Em 1744 a sociedade mudou seus concertos para a Taverna "Três Cisnes". Seus concertos continuaram ali por trinta e seis anos, até 1781. Em 1780, por causa de problemas com as condições do local, o prefeito da cidade de Leipzig ofereceu-se para fazer a renovação do Gewandhaus, para ser usado pela orquestra. A orquestra apresentou-se pela primeira vez no Gewandhaus em 1781. Em 1835 o grande compositor Felix Mendelssohn tornou-se o diretor musical da orquestra, com o título tradicional de Gewandhauskapellmeister. Ele permaneceu nessa posição até sua morte em 1847, com apenas um ano de interrupção. Em 1885 a orquestra mudou o seu hall. Seu novo hall foi inaugurado em 1981.

Os grandes maestros que passaram pela orquestra foram: Arthur Nikisch, Wilhelm Furtwängler, Bruno Walter e Václav Neumann. De 1970 até 1996, Kurt Masur foi o maestro da orquestra e gravou inúmeras vezes com a orquestra. De 1998 até 2005, Herbert Blomstedt foi o diretor musical, fazendo inúmeras gravações com a Decca. Em 2005, Riccardo Chailly tornou-se o diretor musical da orquestra e da Ópera de Leipzig. Com Chailly a orquestra fez inúmeras gravações de obras de Felix Mendelssohn, Johannes Brahms, Robert Schumann e Gustav Mahler.

Diretores Musicais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]