Paróquia Nossa Senhora de Montevirgem e São Luiz Gonzaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Paróquia N.Sra de Montevirgem e São Luíz Gonzaga

A Paróquia Nossa Senhora de Montevirgem e São Luiz Gonzaga se localiza na Praça Domingos Ferreira Vaz, na Penha, em São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

São Guglielmo, monge beneditino Italiano, originário de Vercelli, tinha como propósito dedicar - se completamente à oração, ao silêncio e á penitência. Enquanto rezava, Jesus Cristo apareceu - lhe e confiou - lhe a construção de uma igreja à Virgem Maria. E foi em um monte até então desconhecido, Montevirgem, que se levantou uma capela dando início a uma nova organização monástica beneditina que se denominou: Congregação Virginiana, no século XII.

Por ser admirada a grande obra de Guglielmo (em Português Guilherme) e também a grande veneração à Virgem Maria, muitas pessoas daquela região e de outras partes da Itália se dirigiam até Montevirgem, desde o começo da construção da igreja antiga, até os dias de hoje, para pedirem e agradecerem as graças recebidas por intercessão da Virgem Maria.

A festa de Nossa Senhora de Montevirgem até 1742 acontecia na mesma data do nascimento de Maria Santíssima em 08 de Setembro. Foi só naquele ano de 1742 que, por crescer sempre mais a veneração por Nsa. Sra. sob o título particular de Montevirgem, se obteve do Papa Benedito XIV uma festa própria no dia 1º de Setembro de cada ano.

Por motivos pastorais, celebra-se atualmente a festa da Padroeira de nossa Paróquia no Domingo festivo de sua Gloriosa Assunção.

O Papa Pio X, acolhendo os votos da região eclesiástica benevetana, estendeu a todas as respectivas dioceses a própria festa de Nossa Senhora de Montevirgem.

No caso desta paróquia, tudo começou quando devotos se dedicaram a construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Montevirgem, nas proximidades da igreja atual.

A partir daí, as pessoas das redondezas começaram a se reunir nos finais de semana ao redor da devoção mariana que se propaga até hoje.

Segundo os registros, a paróquia de Nossa Senhora de Montevirgem no Brasil tem mais de 150 anos. Há apenas 4 paróquias de Nossa Senhora de Montevirgem no mundo: 1 santuário na Itália e 3 paróquias fora da Itália. Há em Atibaia uma Comunidade chamada Nsa. Sra. Montevirgem.

Referências[editar | editar código-fonte]