Resident Evil (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Resident Evil
Resident Evil: O Hóspede do Mal (PT)
Resident Evil: O Hóspede Maldito (BR)
Resident Evil.jpg
 Reino Unido
 Alemanha

2002 •  cor •  100 min 
Direção Paul W. S. Anderson
Produção Paul W.S. Anderson
Jeremy Bolt
Bernd Eichinger
Samuel Hadida
Roteiro Paul W. S. Anderson
Baseado em Resident Evil, da Capcom
Narração Jason Isaacs
Elenco Milla Jovovich
Michelle Rodriguez
Eric Mabius
James Purefoy
Martin Crewes
Colin Salmon
Gênero Ação
Ficção científica
Terror
Música Marco Beltrami
Marilyn Manson
Direção de fotografia David Johnson
Edição Alexander Berner
Companhia(s) produtora(s) Constantin Film
New Legacy Films
Davis Films
Impact Pictures
Capcom
Distribuição Constantin Film
Pathé
Metropolitan Filmexport
Screen Gems
Lançamento Estados Unidos 15 de março de 2002
Idioma Inglês
Orçamento US$ 33 milhões
Receita US$ 102.441.078,00
Cronologia
Último
Último
Resident Evil 2: Apocalipse
(2004)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Resident Evil (Resident Evil: O Hóspede Maldito (título no Brasil) ou Resident Evil: O Hóspede do Mal (título em Portugal)), é um filme de ação, ficção científica e terror lançado em 2002, baseado em um jogo de vídeo game homônimo, dirigido e escrito por Paul W. S. Anderson e estrelado por Milla Jovovich e Michelle Rodriguez.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Alice acorda numa mansão localizada nos arredores de Raccoon City, totalmente sem roupa e sem memória. Após um encontro inusitado com o jovem Matt Addison, um esquadrão de elite da Umbrella Corporation invade o local e obriga ambos a irem com eles para a Colméia, um gigantesco laboratório subterrâneo de pesquisa e desenvolvimento onde a inteligência artificial Rainha Vermelha mata todos os funcionários para que o T-vírus não causasse uma infecção que fosse para a superfície após uma sabotagem. No caminho para a Colméia, em um metrô, eles encontram Spence Parks, o "companheiro" de Alice que junto com a moça eram agentes de segurança da mansão para proteger o sigilo do laboratório.

A missão do esquadrão e de Alice é desligar a Rainha Vermelha e coletar dados sobre o incidente. No entanto, todos os trabalhadores que foram mortos não tiveram suas vidas totalmente destruídas. Na realidade, eles se tornaram zumbis famintos por carne humana que caçam suas vítimas dentro do próprio complexo. Basta uma mordida ou arranhão de um deles para que haja uma contaminação e se transformem em zumbi.

Alice e a unidade paramilitar da Umbrella têm três horas para concluir sua missão, antes que a Colméia seja lacrada e os eventos que ocorreram lá dentro cheguem a superfície. Para ter acesso à Rainha Vermelha, o esquadrão precisa passar por uma série de obstáculos cada vez mais assustadores dentro do laboratório e acabam descobrindo que isso é o resultado de um projeto ultra-secreto da Umbrella. A maior parte do esquadrão é morta ou infectada pelo T-vírus, sobrevivendo apenas Alice, Matt e Rain, que do esquadrão foi a mais forte e que acabou em meio ao caos sendo parceira constante de Alice na missão e sua principal aliada. No entanto, como os demais membros do esquadrão, Rain acaba também sendo infectada e se torna uma zumbi, mesmo tendo tomado o anti-vírus adquirido por Alice. Matt também foi infectado e inicia um processo de mutação em seu corpo. Cientistas e médicos da Umbrella capturam Alice e Matt. Posteriormente Matt é colocado no programa Nêmesis e Alice é infectada, sem saber das consequências do vírus no seu corpo. No final do filme, Alice escapa do Hospital de Raccoon City. Ao sair de lá, ela encontra a cidade devastada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Milla Jovovich Alice
Michelle Rodriguez Rain Ocampo
Eric Mabius Matt Addison
James Purefoy Spence Parks
Martin Crewes Chad Kaplan
Colin Salmon James "One" Shade
Marc Logan-Black Alfonso
Heike Makatsch Dra. Lisa
Michaela Dicker Rainha Vermelha
Pasquale Aliardi J.D. Salinas
Liz May Brice Olga Danilova

Produção[editar | editar código-fonte]

Filmado em locações próximas a Berlim, na Alemanha, e em estúdios de filmagem do Studio Berlin, no subúrbio de Adlershof, na zona oeste da cidade, Resident Evil - O Hóspede Maldito foi produzido por Bernd Eichinger e pela Constantin Film. É uma co-produção da New Legacy Films Ltd. com a Davis Films, de Samuel Hadida, e a Impact Pictures, de Paul W. S. Anderson e Jeremy Bolt. Robert Kulzer foi o produtor executivo.

Escrito e dirigido por Paul W.S. Anderson, Resident Evil - O Hóspede Maldito é um filme de ação, ficção científica e terror baseado na série de videogames recordista de vendas da Capcom e estrelado por Milla Jovovich, Michelle Rodriguez, Eric Mabius, James Purefoy, Martin Crewes e Colin Salmon.

O diretor de fotografia é David Johnson, o desenhista de produção e figurinista é Richard Bridgland, os efeitos visuais são de Richard Yuricich e os efeitos especiais de maquiagem são da Animated Extras International Ltd.. A trilha original é de Marco Beltrami e Marilyn Manson.

A Constantin Film é a maior produtora e distribuidora da Alemanha há mais de 20 anos. Chefiada pelo produtor Bernd Eichinger, os créditos da companhia incluem produções internacionais como A História Sem Fim, O Nome da Rosa, A Casa dos Espíritos e Mistério na Neve.

A Impact Pictures é a produtora fundada por Jeremy Bolt e Paul W. S. Anderson, em 1992. Entre os filmes produzidos pelo selo, destacam-se Shopping - Alvo do Crime, Mortal Kombat, O Enigma do Horizonte e O Soldado do Futuro. Recentemente, a Impact Pictures acertou uma parceria de supervisão, desenvolvimento e financiamento com a Constantin Film. Resident Evil - O Hóspede Maldito é o primeiro fruto desta parceria.

A Davis Films, do produtor Samuel Hadida, foi a responsável por um grande sucesso recente do cinema francês, O Pacto dos Lobos. Seus outros créditos como produtor incluem As Aventuras de Pinóquio, Combate - As Lágrimas do Guerreiro, Parceiros do Crime e Amor à Queima-Roupa.

Referências[editar | editar código-fonte]