Sólidos suspensos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os sólidos suspensos, referem-se a pequenas partículas sólidas que se mantém em suspensão em água, como um colóide ou devido ao movimento da água. É utilizado como um indicador da qualidade da água. Por vezes é abreviado como a sigla SS.

Os sólidos suspensos são importantes como poluentes e patógenos que são realizados na superfície de partículas. Quanto menor o tamanho das partículas, maior a superfície por unidade de massa de partículas e, por isso, quanto maior a carga poluente que é susceptível de ser transportada.

Remoção[editar | editar código-fonte]

A remoção dos sólidos suspensos é geralmente obtida através do uso de sedimentação e/ou pelo filtro da água (geralmente em um nível municipal). Ao eliminar a maior parte dos sólidos suspensos em um abastecimento de água, a água é normalmente elevada ao nível de qualidade potável. Este processo é, em seguida, de desinfecção para garantir que qualquer patógenos não fiquem em estado de "flutuação" livre na água.

Eficácia da filtragem[editar | editar código-fonte]

A utilização de um filtro muito simples, consistindo de um dobrável algodão feito de sári, reduz drasticamente a carga de cólera realizada na água.

A principal excepção a esta generalização, é a contaminação das águas subterrâneas, como o arsênio, que é um poluente muito grave sendo solúvel, e, portanto, não é removido quando os sólidos suspensos são retirados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.