Silenciador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diversas armas de fogo com silenciadores.

Silenciador, supressor de ruído (embora o supressor não diminui literalmente o som,sendo que ele "espalha" as ondas sonoras,fazendo que não se perceba aonde o disparo veio) ou abafador, é um dispositivo que diminui a velocidade com que os gases produzidos pela explosão da pólvora são expelidos do cano da arma, diminuindo assim,em mais de metade o som do disparo.

Trata-se de um cilindro (fixado ao fim do cano da arma) que contém diversos câmaras separadas por abafadores de metal com orifícios em seu centro. Quando a bala atravessa o silenciador, passa por estes orifícios, por onde os gases entram e se espalham pelas câmaras antes de serem expelidos.

Os silenciadores permitem que os gases da atmosfera alcancem o projétil antes do disparo, diminuindo o som do disparo. Apesar do nome "silenciador" o som do disparo não é totalmente suprimido, se assemelhando a um barulho de chicote. Porém, existem armas especificas que disparam tranquilizantes, munidas de silenciadores extremamente silenciosos.

Silenciadores não são eficazes em rifles ou revólveres, pois no rifle a velocidade da munição é maior do que a do som,o que por si só já produz grande ruído supersônico,(porém fabricam silenciadores de rifle,na maioria das vezes é para não deixar a evidente explosão no cano da arma). Já no revólver o silenciador não impede a saída dos gases pelo tambor da arma.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Silenciador

Predefinição:Esboço-equipamento de armação