Tablete de argila
As referências deste artigo necessitam de formatação. (Novembro de 2022) |
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2022) |
As tábuas eram usadas para registrar o vai e vem das peças que, por correspondência, marcavam o movimento de ovelhas, grãos e potes de mel. Talvez as primeiras tábuas tivessem inclusive impressões gravadas pelas próprias peças - pressionadas contra o barro.
Os caracteres cuneiformes foram impressos em uma tábua de argila úmida com um estilete geralmente feito de junco. Depois de escritos, muitos comprimidos eram secos ao sol ou ao ar, permanecendo frágeis. Mais tarde, essass de argila não cozidas poderiam ser embebidas em água e recicladas em novas pastilhas limpas. Outras tabuinhas, uma vez escritas, foram queimadas deliberadamente em fornos quentes ou disparadas inadvertidamente quando edifícios foram incendiados por acidente ou durante conflitos, tornando-as duras e duráveis. Coleções desses documentos de argila constituíram os primeiros arquivos. Eles estiveram na raiz das primeiras bibliotecas. Dezenas de milhares de tabuinhas escritas, incluindo muitos fragmentos, foram encontradas no Oriente Médio.