Usuário:!d'O Magriço valho/Correspondência privada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na ausência de permissão, o conteúdo de correspondência privada, inclusive e-mails, não deve ser postado na Wikipédia e qualquer administrador ou burocrata pode remover tais postagens se não houver autorização expressa do autor ou interlocutor. No entanto, a correspondência entre editores através de e-mails, IM ou canais privados de IRC poderá ser considerada não confidencial quando diretamente relacionado com o projeto Wikipédia — como por exemplo, edições coordenadas, bloqueios ou banimentos — podendo ser revelada por qualquer dos destinatários. A divulgação de mensagens recebidas por outro endereço via reencaminhamento (re-envio de mensagens de e-mail como Fwd ou FYI) está desautorizada. O texto de mensagens OTRS não deve ser postado sem a autorização expressa do seu autor. Nos casos em que um pessoa recebeu correspondência e considera que essa correspondência deva ser compartilhada na Wikipédia, deve considerar os princípios que a política de privacidade da Wikimedia estabelece.

Em determinadas circunstâncias o uso de evidências de correspondência privada podem ser úteis.

  • Em alguns casos, é necessário um certo grau de confidencialidade quando questões de privacidade estão incurso.
  • Em casos extremos de abuso persistente do mesmo usuário ou grupo de usuários, a divulgação pode ser posta em prática com as devidas precauções.

Na tentativa de comunicar detalhadamente o problema, a divulgação de correspondência privada deve ser tratada com o máximo de cuidado para minimizar os potenciais danos que podem vir a causar. Normalmente, as provas confidenciais devem ser analisadas por um ou mais usuários que tenham a confiança da comunidade e com acesso às revelações. Em evidências obtidas por supervisores, verificadores ou através de ferramentas de OTRS, recomenda-se que os usuários circulem as provas entre eles mesmos, evitando a sua publicação para com isto equilibrar as necessidades de uma administração eficaz do projeto em relação aos propósitos de equidade, rigor, responsabilidade e confiança.