Usuário(a):Júlio César Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Primeiro Mundo irá se autodestruir Por Júlio César Lisboa

O Capitalismo, como conseqüência de uma sociedade absurdamente consumista, servirá, no futuro, como uma arma mortal totalmente involuntária, e, literalmente, o feitiço se virará contra o feiticeiro. Para os adeptos do American Way of Life, uma péssima notícia: o Comunismo, de um jeito ou de outro, irá prevalecer. Sinais dos tempos que fizeram os Estados Unidos pensarem num monopólio mundial no pós-Guerra Fria, agora se voltam contra a perspectiva do domínio ideológico dos países do Oeste.

Sim. Estou falando do ataque terrorista do 11 de setembro. Aliás, esse acontecimento não foi um caso isolado de rivalidade contra a política capitalista dos EUA. O ataque contra o World Trade Center foi uma coisa de capitalista pobre versus capitalista rico. O que realmente vai destruir o sistema capitalista é – pasmem – o Capitalismo.

Durante 45 anos, o mundo viveu sob a pressão de um possível movimento destrutivo entre Capitalismo e Comunismo. A Guerra Fria, ou Terceira Guerra Mundial, deixou milhares de mortos – 225 mil apenas na Batalha do Vietnã. Isso é antididático, mas continuemos. Enganou-se quem pensou numa mirabolante ação do Leste contra o Oeste, algo praticamente fatal. Tudo foi muito menos impactante. O Comunismo não acabou, apenas sumiu do mapa por uns tempos.

Explica-se. Enquanto havia Comunismo e Capitalismo, um queria o fim do outro. Porém, ao mesmo tempo, queriam manter a sua própria existência. Mísseis nucleares soviéticos destruindo a América? Imaginação. Só que agora, a coisa muda de figura. A briga não é de X versus Y, mas de X versus X.

O principal acontecimento do século XX – a perpetuação da globalização – ressuscitou nos países do Terceiro Mundo a visão do imperialismo infundado dos países do norte. Isso possibilitou o surgimento de alguns caras, como Fidel Castro, Ho Chi Minh, e, recentemente, Hugo Chávez. Eles conseguiram perceber, e, importantíssimo, denunciar às populações pobres todas as sujeiras da burguesia primeiro-mundista. A partir daí, a luta começou a ser travada entre capitalista pobre e capitalista rico. Agora, acredite. Dessa briga, o Capitalismo não vai conseguir escapar.

É fácil perceber o que será o mundo após o fim do Capitalismo. É, isso mesmo! Comunista. Por força dos homens ou por força divina (o Reino dos Céus, sem dúvida, será comunista). E aí, o Capitalismo será apenas vulto, vulto, só um vulto.